ACONTECE NA SERRA DO RIO

Bancadas em Madeira – Prós, contras e cuidados

Bancadas em Madeira – Prós, contras e cuidados

Por Fernanda Lopes – Colunista

Já tem algum tempo que as bancadas de cozinha em madeira aparecem em revistas, sites e como referências em decoração e design. Lindas, aconchegantes e sempre em uma composição sofisticada e cheia de estilo.

Mas e na vida real, como será ter uma bancada de pia de cozinha em madeira? Bom, aqui vou falar de forma bem resumida sobre as vantagens, desvantagens e cuidados necessários para te ajudar a decidir se esta é uma opção viável para você.

VANTAGENS DA BANCADA EM MADEIRA


Imagem Pinterest – Arquiteta Luciana Ribeiro

  1. O custo é menor do que bancadas em materiais como mármore, granito, inox e quartzos sintéticos.
  2. A madeira é um clássico, atemporal e confere aconchego aos ambientes.
  3. Madeira combina com diversos estilos e propostas de design.
  4. É um material versátil e pode ser encontrada em diversas tonalidades.

DESVANTAGENS DA BANCADA EM MADEIRA

  1. É um material com baixa resistência à umidade, água e calor. Além disso, sofre desgastes. Por isso, precisa de muito tratamento e impermeabilização com produtos e profissionais especializados.
  2. Por não ser muito usual em nossa região, é difícil encontrar marceneiros que façam pias de madeira com a qualidade e visual perfeitos que vemos nas revistas e referências do exterior.
  3. Por causa dos tópicos 1 e 2 das desvantagens, a vantagem 1, citada antes pode ir de ralo abaixo, pois os custos com tratamento e manuseio da madeira, poderá chegar ao valor próximo ou até superior ao dos materiais tradicionais.
  4. Mesmo tratada, a madeira possui mais porosidade do que pedras e inox, podendo assim, acumular fungos e bactérias quando não perfeitamente higienizada.
  5. A madeira está sujeita a ação de cupins, brocas e insetos, por isso terá que estar sempre passando por tratamentos com pesticidas, o que não é um produto muito interessante de se ter em sua cozinha com certa frequência.
  6. Eu nunca vi uma pia em madeira com aquela contenção das áreas molhadas que fazemos em pedras, por isso, a área molhada deverá ser delimitada por cubas em inox.


Imagem: Pinterest – Exemplo de demarcação da área molhada em pia de granito

MANUTENÇÃO E CUIDADOS ESPECIAIS


Imagem: Pinterest

As pedras naturais, quartzos sintéticos e inox, possuem uma manutenção simples e sem muitos cuidados. Já a madeira, exige muitas atenções especiais.

  1. Muito cuidado para não marcar a superfície com facas e outros objetos cortantes.
  2. Não adie a manutenção. Pelo menos uma vez ao ano será preciso lixar e repassar o verniz náutico – no mínimo! 
  3. Não apoie panelas ou refratários quentes sobre sua bancada sem proteger antes com um pano grosso ou um apoio para panelas.
  4. Evite muito ficar molhando além da região onde está a cuba. Por mais que a superfície esteja tratada, madeira não é resistente à água.
  5. Use produtos adequados para a limpeza. Não pode se aplicar desengordurantes e nem produtos para limpeza pesada em madeira. Caso faça isso, terá que rever a frequência do passo 2.

Com isso, espero ter conseguido expor dados o suficiente para que você consiga decidir se este é um material adequado ou não para o seu cotidiano.

Continue acompanhando o site Acontece na Serra do Rio para mais dicas de design e decoração comigo, além dos demais conteúdos sempre preparados com muito carinho e profissionalismo para você!

Caso tenha sugestões de temas ou alguma dúvida, entre em contato!

Até a próxima!

    Um comentário em “Bancadas em Madeira – Prós, contras e cuidados

    1. TENHO BANCADAS DE MADEIRA NA MINHA CASA EM TODOS OS BANHEIROS E NA COZINHA HÁ QUASE DEZ ANOS, E ATÉ HOJE NÃO TENHO PATOLOGIA ALGUMA. APÓS DESEMPENAR TODA A MADEIRA COLEITEI COM COLA PU DE ALTA QUALIDADE E APLIQUEI RESINA EPOXI EM CIMA DE TODA SUPERFÍCIE. FICOU LINDO.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.