ACONTECE NA SERRA DO RIO

Upcycling – Apaixone-se por essa tendência

Upcycling – Apaixone-se por essa tendência

Colunista Fernanda Lopes

O Upcycling é apenas o termo estrangeiro para: reutilização, reinvenção e reciclagem: cada vez mais veremos essas palavras ganhando força e espaço em muitos segmentos.

No Design de Interiores isso não é diferente. Essa tendência de reformar, renovar e reutilizar não somente móveis, mas também diversos tipos de objetos vem ganhando força e personalidade.

Atualmente vemos novas técnicas e uma criatividade que se desdobra de tantas formas que às vezes nem reconhecemos o que uma peça era antes de ser modificada.

Ao contrário do que era quando esse movimento começou, as peças reutilizadas hoje podem ser bonitas, elegantes e combinar com muitos estilos de decor.

Como essa porta antiga que ganha um papel totalmente novo, tornando-se um móvel super útil e lindo para o hall de entrada. Em tempos de pandemia, não é nada mau um suporte desses na entrada de casa, não é mesmo?


Imagem do Pinterest

A cômoda do quarto da vovó repaginada em um lindo móvel de cozinha, pode ser aquela peça de destaque sem perder em nada para um móvel novo, mas agregando em si um significado afetivo e de personalidade.


Imagem do Pinterest

Com a necessidade de aproveitamento de pequenos espaços, olha que ideia ótima essas mesinhas de cabeceira feitas com gavetas. Muito simples de ser feito e inúmeras possibilidades de acabamento e personalização.


Imagem do Pinterest

Fora do setor de antiguidades, até mesmo aquele móvel contemporâneo pode ganhar uma nova vida com um pouco de tinta, criatividade e carinho.


Imagem do Pinterest

Até mesmo seu jardim pode se beneficiar com a reciclagem de móveis. Uma cama de madeira se transforma em um banquinho perfeito para tomar um café e um pouco de ar fresco. Reparando bem, dá pra notar pela profundidade do assento, que deve ter algum espaço de armazenamento também.


Imagem do Pinterest

Esse tipo de reutilização é muito comum nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil, ainda existe muita resistência em se aderir esse hábito. As gerações mais novas estão começando a tomar gosto pelo DIY – Faça Você Mesmo – e ainda assim, apenas uma parte das pessoas vem despertando esse costume.


Imagem do Pinterest

Com o crescimento da conscientização do consumo consciente e das decisões Eco Friendly, esse hábito vai se tornar uma crescente.

Além disso, o reaproveitamento de móveis permite uma customização super personalizada, possibilitando agregar aos espaços, peças exclusivas e totalmente personalizadas.


Imagem do Pinterest

Dentre todos os benefícios do Upcicling, está a economia! Vender móveis antigos raramente te dá um bom retorno a ponto de que seja possível comprar um novo móvel substituto. Portanto, a reforma ou ressignificação daquele objeto, pode ser uma escolha mais inteligente e econômica.


Imagem do Pinterest

E você, já se aventurou em fazer alguma reforma ou modificação em móveis antigos?

O que acha de aderir a esse movimento?
Conta pra gente!

Espero que tenha gostado deste conteúdo e até a próxima!

Instagram: @fernandalopesinteriores

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.