ACONTECE NA SERRA DO RIO

Soberano Itaipava apresenta 1ª edição do Itaipava Jazz & Blues Festival

Soberano Itaipava apresenta 1ª edição do Itaipava Jazz & Blues Festival

O Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do Itaipava Jazz & Blues Festival. Uma incrível seleção de artistas nacionais internacionais como o cubano Yaniel Matos, o francês Baptiste Herbin, a banda Blues Etílicos a as cantoras Taryn Szpilman e Leila Maria entre outros legítimos representantes do blues, jazz e do country, estarão nesta primeira edição do festival, que tem curadoria do violonista e produtor cultural Edigar Nio.

O evento contará também com uma exposição de instrumentos raríssimos, entre eles, guitarras que foram de uso próprio do rei do blues B.B.King entre outras peças especiais. A cada noite acontecem sessões com show de abertura e show principal.

O Cliente Soberano Itaipava que quiser se hospedar na região e curtir todo o Festival, tem desconto na Pousada Tucano de Cuiabá com direito a uma garrafa de espumante como brinde de boas-vindas. 

Mulher com a mão no palco  Descrição gerada automaticamente
Leila Maria

Já no primeiro dia do festival, quinta-feira dia 08, se apresentam ícones da nossa música como Leila Maria e Taryn Szpilman. As aberturas da noite ficam por conta de Valentina Francisco e O Velho Blues.

Leila Maria canta Billie Holiday, um tributo à cantora de jazz americana. Com mais de trinta anos de carreira, Leila foi finalista do programa “The Voice+”, surpreendendo o Brasil com voz cristalina e tempero jazzístico. Com vasta experiência como intérprete, Taryn Szpilman, considerada como a maior intérprete de Jazz&Blues do Brasil, frequentou todos os grandes festivais de jazz&blues no Brasil e no exterior, como o de Montreux.  Valentina Francisco faz uma apresentação minimalista em homenagem às divas do jazz, Blues & Soul e a banda O Velho Blues se destaca no cenário pelo uso das “Cigar Box Guitars “, resgatando a tradição do blues com uma roupagem moderna ao estilo.

Homem de chapéu segurando um violão  Descrição gerada automaticamente
Pedro Friedrich

Na sexta-feira, dia 09, Mark Lambert, Little Joe McLerran e Flávio Guimarães se apresentam com abertura de Pedro Friedrich.

Mark Lambert é cantor, guitarrista, compositor e arranjador americano, que já se apresentou em diversos festivais pelo mundo, gravou e fez turnês pelo mundo com renomados artistas como Ivan Lins e Milton Nascimento. O cantor e guitarrista Little Joe McLerran é um prodígio que toca desde os 9 anos de idade, sua voz é a autêntica representação do sul dos Estados Unidos. O gaitista Flávio Guimarães explora seu instrumento nas mais diferentes texturas e sonoridades. Sua harmônica pode soar tanto como uma guitarra elétrica quanto como um trompete com surdina. Pedro Friedrick vem se apresentando em vários festivais em todo o Brasil, tendo feito participações especiais nos shows de Cláudio Nucci e do gaitista Jefferson Gonçalves.

Grupo de pessoas posando para foto em fundo colorido  Descrição gerada automaticamente
Blues Etílicos 

Para o sábado, dia 10, a programação traz o cubano Yaniel Matos, o Blues Etílicos e o francês  Baptista Herbin, com aberturas de Floor Polder e B2 Regional.     

Yaniel Matos, em suas composições, mostra elementos da Tumba Francesa, Congas e Bembé: ritmos escutados em Santiago de Cuba, sua cidade natal, além de elementos da tradição erudita e contemporânea da composição musical cubana. O saxofonista francês Baptiste Herbi gravou com grandes músicos e participou de cerca de cinquenta gravações na Europa e em todo mundo com músicos como Stefano di Battista, Jean Toussaint e Stéphane Belmondo. Foi nomeado para as Victoires du Jazz em 2013 graças ao seu primeiro álbum “Brother Stoon” e eleito músico do ano 2019 pela academia de jazz. O Blues Etílicos é a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento. Desde meados dos anos 80, a banda vem produzindo uma extensa obra autoral , além de gravar homenagens às suas principais influências. Floor Polder é flautista e compositora holandesa, e depois de fazer uma turnê no Brasil com a banda Trio Sodade, decidiu fazer um mestrado na UFRJ com a proposta de traduzir musicalmente a cultura musical do brasileiro.  A B2 Regional tem sotaque de roça, é o regional brasileiro com a assinatura do country blues, da viola caipira com tambores, xilofone, contrabaixo e vozes. O show promove o encontros musicais com Elvis e Gonzagão, Bob Dylan com Dominguinhos, Pixinguinha e Robert Johnson. 

Homem de óculos com violão  Descrição gerada automaticamente
Edigar Nio

Victor Biglione, Cláudio Dauelsberg & Edigar Nio encerram o festival no domingo, dia 11. A abertura do último dia fica por conta de Nanda Moura                                                                                       

Victor Biglione é um virtuoso guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador e compositor argentino. Participou dos maiores festivais de jazz do mundo, gravou e acompanhou grandes nomes da MPB e da música internacional. Cláudio Dauelsberg, pianista, arranjador, compositor e produtor, com vários CDs e DVDs gravador, já se apresentou ao lado de Plácido Domingo, Bob Mintzer, Birelli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, Hermeto Pascoal, entre outros. Edigar Nio é violonista, guitarrista, produtor musical e compositor, dividiu o palco com grandes artistas como Larry Coryell, parceiro de Paco de Lucia. Nanda Moura, cantora e guitarrista de blues, tem sido destaque na cena do Blues Nacional. Nanda já pisou em palcos consagrados como Circo Voador, Teatro Rival, Sala Nelson Pereira dos Santos, Bourbon Street Festival, Mississippi Delta Blues Festival.

Serviço: Soberano Itaipava
Local: Estrada União e Indústria, 11.000, loja 104 – Shopping Estação Itaipava, Petrópolis-RJ.

O bistrô do Soberano funciona de quinta a domingo
• Quinta a sábado das 12h à meia-noite;
• Domingo das 12h às 17h.
A casa conta com segurança, estacionamento privativo com 160 vagas e acessibilidade em rampas e banheiros.

Programação da 1ª edição do Itaipava Jazz & Blues Festival e links de imagens:
Dia 08/06 (Quinta-feira)
-Valentina Francisco – 17h (Abertura)
-Leila Maria – 19h (Principal)
-O Velho Blues – 20:15h (Abertura)
-Taryn Szpilman – 21:30h (Principal)

Dia 09/06 (Sexta-feira)
-Pedro Friedrich – 18h (Abertura)
-Mark Lambert (EUA) – 19h (Principal)
-Pedro Friedrich – 20:15h (Abertura)
-Little Joe McLerran (EUA) e Flávio Guimarães – 21:30h (Principal)

Dia 10/06 (Sábado)
-Floor Polder (Holanda) – 14h (Abertura)
-Baptiste Herbin (França) – 16h (Principal)
-B2 Regional – 17:15h (Abertura)
-Yaniel Matos (Cuba) – 19h (PRINCIPAL) 
-B2 Regional- 20:15h (Abertura)
-Blues Etílicos – 21:30h (Principal) 

Dia 11/06 (Domingo)
-Nanda Moura – 14h (Abertura)
– Victor Biglione, Cláudio Dauelsberg & Edigar Nio – 16h (Principal)

Foto de capa: Divulgação

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.