ACONTECE NA SERRA DO RIO

Rota Cervejeira RJ vai levar TANGERIPA para o Mondial de La Bière no Rio

Rota Cervejeira RJ vai levar TANGERIPA para o Mondial de La Bière no Rio

Cervejeiros optaram por utilizar na receita tangerinas orgânicas da região serrana, valorizando assim a agricultura familiar do estado.

A Rota Cervejeira RJ promete mais uma vez levar novidades para este Mondial de la Bière, que acontece de 5 a 9 de setembro, no Rio de Janeiro. Como já é tradicional, a associação turística e cervejeira do Rio de Janeiro sempre apresenta uma cerveja colaborativa no evento e, para este ano, as 23 cervejarias associadas reuniu seus cervejeiros para a produção de uma IPA com adição de tangerina orgânica da região serrana do estado.

A TANGERIPA foi produzida na cervejaria Pontal, em Nova Friburgo, no dia 11 de agosto, com malte fornecido pela Agrária especialmente para esta colaborativa; lúpulos mandarina Bavária e Magnum, que delegam também a citricidade da cerveja; com a água puríssima da serra; e com tangerina orgânica, (sem agrotóxicos), doada pelo agricultor Valdecy Botelho de Oliveira, certificado pelo Grupo Nativos Orgânico.

As especificações técnicas da cerveja serão divulgadas no Mondial de la Bière, como informou o presidente da Rota, Gustavo Ranzato. ” Aproveitamos e ralamos a casca da tanjerina orgânica de nossa região e usamos na etapa final da fervura. A receita desta IPA foi discutida pelos cervejeiros na última reunião mensal da Rota Cervejeira RJ. Temos certeza que será uma boa novidade, dentre outras tantas, no Mondial de La Bière e quem quiser saber mais sobre a nossa colaborativa deve procurar o estande com as cervejarias da Rota no evento.

Esta será uma outra novidade da Rota Cervejeira RJ no Mondial deste ano. Ao invés de contar com um estande próprio, apenas para divulgação das cervejarias da Serra e do roteiro turístico, a associação terá um estande com nove pequenas cervejarias (Rota Imperial, Soul Terê, Broers, Brewpoint, Vila de Secretário, Dr. Duranz, Pontal, Alpendorf e Born2brew), representando os quatro municípios que participam da Rota, ao mesmo tempo que outras integrantes como Bohemia, Theresópolis, Grupo Petrópolis, Odin, Guapa e Imperatriz estarão com seus tradicionais estandes.

“Resolvemos este ano dar espaços para as pequenas cervejarias que, sozinhas, não conseguiriam estar no Mondial. Como somos uma associação, a escolha das participantes foi democrática, por meio de sorteio”, contou Ana Claudia Pampillon, coordenadora da Rota Cervejeira RJ.

A nova cerveja da Rota Cervejeira RJ – Tangeripa- poderá ser degustada pelo público do Mondial de La Bierè Rio neste novo estande. Também foram envazadas 200 garrafas que serão presenteadas aos jornalistas e blogueiros do setor cervejeiro, além de sommeliers e autoridades durante o evento.

A Rota Cervejeira RJ

A Rota Cervejeira RJ (www.rotacervejeirarj.com.br) reúne atrações turísticas, cervejeiras e gastronômicas em quatro cidades da Serra Fluminense: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim. Em cada uma delas o turista encontra uma experiência marcante, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região.

Criada em 2014 com o objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais na Região Serrana do Rio, ela une hoje 23 grandes e pequenos produtores (Bohemia, Grupo Petrópolis, Therezópolis, Brewpoint, Ranz, Born2Brew, Barão Bier, Dr. Duranz, Odin, Cazzera, Guapa, Imperatriz, Vila de Secretário, Pontal, Alpendorf, Tortuga, Madame Machado, Serra Velha, Broers, Colarinho da Serra, Favre, Soul Terê e Rota Imperial) oferece pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às micro cervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza. 

A ACCERJ-TUR – Associação das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro tem parceria com várias agências de viagens, que colocaram em sua prateleira de circuitos nacionais a Rota Cervejeira RJ como destino que pode ser visitado em viagens de dois a três dias. Vale conferir as agências parceiras nas redes sociais da Rota ou fazer este tour com amigos e família de carro mesmo! Antes, porém, consulte o site da Rota Cervejeira RJ ou das 24 cervejarias associadas para verificar horários de visita às fábricas!

AS NOVE CERVEJARIAS QUE JÁ FAZEM BEER TOUR

* Outras integrantes da Rota já estão organizando seus tours e estes poderão ser lançados neste segundo semestre de 2018.

Cervejaria Bohemia, Petrópolis – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.

São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa. Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br.

Grupo Petrópolis, Petrópolis  (Petrópolis e Teresópolis) – O beer tour na fábrica em Itaipava é gratuito, oferecido de terça a sábado, e deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.

O passeio dura cerca de duas horas e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa.

A visitação na fábrica de Teresópolis é realizada da mesma forma. A fábrica fica na Serra do Capim, e assim como Petrópolis, o visitante tem a chance de conhecer o processo de fabricação de diversas marcas da Companhia, a sala de brassagem, e descobrir alguns segredos de uma bebida de excelência.

Mais informações:www.grupopetropolis.com.br .

Cervejaria BrewPoint, Petrópolis – BrewPoint abriga seis marcas: Duzé, Da Corte, Imperatriz, Rústika Serra Velha e Saideira. As marcas que estão na BrewPoint são figurinhas fáceis da feira Deguste, que acontece sempre no segundo sábado do mês, em Petrópolis.

A cervejaria fica na entrada de Petrópolis, a 500 metros da Pavelka e da Casa do Alemão, tradicionais pontos de parada de quem vem do Rio, e a 200 metros do Palácio Quitandinha. A BrewPoint também possui um bar no bairro do Quitandinha. Tanto fábrica, quanto bar podem ser visitados.Informações:  http://cervejariabrewpoint.com.br

Cervejaria Odin, Petrópolis – Localizada em Itaipava, distrito de Petrópolis, a Odin já organiza pequenos beer tours. A Cervejaria atualmente tem capacidade de produção de 40 mil litros/mês. A ideia é fazer uma seleção para abrir as portas também para cervejeiros ciganos. possui um bar de fábrica e participa da feira mensal Deguste, no centro de Petrópolis. Contato pelo telefone: (21) 99637-7665

Cervejaria Therezópolis, Teresópolis – A Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais da marca Therezópolis é o destaque entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece. 

Visitantes podem participar de uma visita guiada para conhecer a história da bebida mais antiga do mundo e seus diversos estilos, além de aprender com o mestre cervejeiro como se produz uma verdadeira cerveja puro malte. Há também cursos de teoria e prática, com um dia de duração, com certificação para Cervejeiro Artesanal. Vale a pena também conferir se há programação musical para a data da visita. Informações: www.vilastgallen.com.br.

Ranz Bier, Nova Friburgo – Situada em Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro da localidade. No local, também há uma loja da marca.  Abre a fábrica para visitações pré-agendadas. Informações: www.ranzbier.com.br.

Born2Brew, Nova Friburgo – A cerveja é produzida em uma cervejaria artesanal que funciona dentro do bar onde é vendida. ão cerca de 3 mil litros produzidos por mês e que já são enviados para bares do Rio de Janeiro. O empresário e dono da marca, Daniel Rocha, que há 10 anos produz a bebida, tem um cardápio com diferentes opções para todos os gostos. Além das tradicionais Pilsen, Red Lager, Red Ipa e Rye India Pale Lager (feita com centeio), o consumidor vai encontrar no local a Ipa Route (bar onde são vendidas) a Double Ipa com rapadura e Pumpkin Ale (cerveja de abóbora eleita pelo site MSN como uma das 15 mais exóticas do mundo).

Cervejaria Barão Bier , Nova Friburgo – A cervejaria Barão Bier produz seis estilos de cervejas – American Blonde Ale, American Red Ale, Weizen, English Pale Ale e a India Pale Ale – e o chope de Laranja. O Bier Tour Sense promovido pela Barão Bier é uma experiência fantástica, na qual você poderá passar um momento único nas instalações da cervejaria com a oportunidade de conhecer parte da história de Nova Friburgo, o processo de fabricação da cerveja e ainda degustar todos os rótulos produzidos pela Barão Bier, com direito a música ao vivo e uma deliciosa fogueira. Se quiser saber mais é só ir no site da cervejaria: http://baraobier.com.br/

Cervejaria Alpendorf, Nova Friburgo – Localizada na Casa Suíça, complexo que mantém uma queijaria, uma chocolateria, um museu e um artesanato local, a cervejaria reforça a ideia da tradição de Nova Friburgo. A meta da cervejaria é levar para o público um produto equilibrado, inovador e que proporcione uma sensação sensorial única, quando experimentado. Já são seis rótulos Alpendorf, nos estilos Black Apa, Rouge Larger, Double American Portes, Americam Wheat IPA, Irish Red Ale e German Pilsner.

Os contatos para visitação podem ser feitos pelo telefone (22) 99243-0824 ou pelo e-mail gabrielthuler@gmail.com.

*Fotos: Divulgação/Rota Cervejeira RJ

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.