ACONTECE NA SERRA DO RIO

Rota Cervejeira RJ faz sucesso no Mondial de la Bière e está ao alcance de todos!

Rota Cervejeira RJ faz sucesso no Mondial de la Bière e está ao alcance de todos!

 

Se você que é da Serra ou de qualquer outra região do país e não teve como ir ao Mondial de la Biére, no Rio de Janeiro, não se preocupe! As melhores marcas de cervejas podem ser consumidas aqui mesmo na Região Serrana do Rio. São centenas de marcas, cervejarias e microcervejarias, que fizeram muito sucesso no evento e todas estas cervejas podem ser consumidas aqui mesmo!

O melhor de tudo é que nós, simples mortais, ainda podemos visitar as cervejarias que integram a Rota Cervejeira do Rio! Tá esperando o quê para conhecer este roteiro fantástico?  Saiba mais sobre as cervejarias, as cidade e como chegar em cada uma delas neste nosso texto abaixo:

A quarta edição do Mondial de la Bière Rio, que termina neste domingo (16), levou milhares de pessoas ao Píer Mauá. O público pôde degustar mais de mil rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas, em 120 estandes espalhados por três armazéns,  além de assistir a shows e aproveitar a tarde no Boulevard Olímpico.

Jeannine Marois, presidente do  do Mondial de la Bière, fez questão de passar pelo estande da Rota Cervejeira RJ, que fica bem no início do evento, e comemorou com Ana Cláudia Pampillón e Alexandre Zubaran – coordenadora e consultor da rota –  o lançamento da ‘Cerveja das Montanhas’ na sua versão de primavera.

Foi a primeira vez no país que uma associação cervejeira lançou um produto criado de forma colaborativa para um evento deste porte, unindo tantas cervejarias e cidades em torno de uma única estratégia. A novidade, é claro,  encantou e surpreendeu os visitantes do festival.

Produzida com a água especialíssima da Serra do Rio, a ‘Cerveja das Montanhas – Primavera 2016’ é uma Hop Saison, de sabor leve, marcante e aroma inconfundível, com coloração vibrante como um fim de tarde de primavera, produzida com lúpulos nobres – Polaris, Mandarina Bavária e Huell Mellon – além de um quarto lúpulo, elemento “top secret” dos mestres cervejeiros, com teor alcoólico de 7,2%.

Para o consultor Alexandre Zubaran, o lançamento é um caso único, porque nasce fruto de uma aliança estratégica entre importantes produtores cervejeiros, em consagrados destinos turísticos, que resulta naturalmente em algo muito poderoso. “Para nós, a Cerveja das Montanhas não é um produto, é a materialização de um pensamento, fruto da visão compartilhada de tudo que representa a causa da ACCERJ-Tur (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro) como destino turístico”, explica Zubaran.

Famosos e público cervejeiro elogiaram Saison da Rota Cervejeira 

Localizado no primeiro armazém do evento, logo na entrada, o estande da Rota Cervejeira RJ fez sucesso no primeiro dia do Mondial. Centenas de pessoas fizeram questão de conhecer e provar a ‘Cerveja das Montanhas’, produzida exclusivamente para o evento e que não será comercializada.

” É uma oportunidade única provar esta cerveja feita com a expertise dos mestres cervejeiros e com a água pura da Serra do Rio. Adorei esta mistura de lúpulos e esse amargor que se sente no final. As garrafas também ficaram lindas e muito diferentes do que vemos aqui no festival. Uma pena que a Rota não vai fabricar para comercialização. Eu compraria com certeza”, declarou o carioca Bruno Caetano, que pela terceira vez visita do festival.

A ‘Cerveja das Montanhas’ fez muito sucesso também com o público feminino. A mistura de lúpulos utilizados por cervejarias das três cidades da Serra – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo -, a leve doçura frutada, misturada com um amargor final, além dos 7,2% de teor alcoólico (parece bem menos) conquistaram as mulheres presentes.

“É a segunda vez que passo aqui para comprar esta cerveja. Adorei a novidade. E olha que já provei muitas outras aqui no festival. Ela e encorpada, aromatizada e tem esse leve amargor gostoso no final. Me conquistou por completa”, fez questão de declarar a jovem Ana Dantas, que trabalha no setor de gastronomia.

Além de centenas de visitantes, o estande da Rota Cervejeira RJ também atraiu diversas personalidades, como Jimmy McManis (o conzinheiro “ogro” de Ana Maria Braga); Cilene Saorin , mestre cervejeira e uma das mais importantes sommeliers de cervejas do país; a sommelier e colunista, Priscilla Colares; secretários de Turismo de municípios de todo o estado, representantes de entidades como Firjan e Sebrae, entre outros.

O diferencial do estande da Rota Cervejeira RJ não é apenas a cerveja lançada exclusivamente para o festival, mas a oportunidade vislumbrada por muitos visitantes de conhecer os atrativos da Rota. Muitos visitantes declararam querer visitar as cervejarias e as belezas naturais da Serra do Rio.

“Adorei este mapa da rota e conhecer as possibilidade de turismo na Serra. Vou reunir um grupo de amigos e contatar logo uma das agências que estão fazendo este roteiro. Achei que esse tipo de turismo cervejeiro só acontecesse no sul do país”, comentou o engenheiro Marco Rodrigues.

 

Uma Rota para degustar as melhores cervejas e as melhores paisagens

A Rota Cervejeira RJ foi criada em 2014 com o objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais da Serra do Rio e une grandes e pequenos produtores nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo: Otten Brau, Cervejaria Bohemia, Cidade Imperial, Grupo Petrópolis, Ranz Bier, Cazzera, Cervejaria Real, BrewPoint e Vila St. Gallen.

A Rota oferece pacotes com roteiros elaborados e comercializados por agências de turismo, e incluem atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza. Se você ainda não conhece, vale conferir!

Saiba mais sobre as cervejarias, as cidade e como chegar:
Cervejaria Otten Brau, Petrópolis – a microcervejaria possui um brewpub, isto é, um bar que produz e vende a própria cerveja no local, e ainda oferece cursos de produção cervejeira com o mestre Rolf d’Ottenfels. Na carta de cervejas, os carros-chefes são os sete estilos da Buda Beer (Pilsen, Weiss, Indian Pale Ale, Red Ale, Vienna, Stout e Tripel). Informações em: www.ottenbrau.com.br.

 

Cervejaria Bohemia, Petrópolis – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.
São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa. Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br.

 

Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis – A cidade Imperial nasceu em 1997, em Petrópolis, e traz fortes influências desta região histórica. Fundada em 1943 pelo Imperador D. Pedro II, Petrópolis carrega não só a aura monárquica dos tempos imperiais, como também reúne fontes de água puríssima e perfeitas condições ambientais para o desenvolvimento de uma cerveja artesanal e majestosa.
Produzida nos moldes das microcervejarias alemãs, a Cidade Imperial tem elaboração artesanal e rigorosa seleção de ingredientes importados da Alemanha. Tudo com puro malte e a mais pura água de Petrópolis. Mais Informações: www.cervejariacidadeimperial.com.br .

 

Grupo Petrópolis, Petrópolis – o beer tour na fábrica em Itaipava é gratuito, oferecido de terça a sábado, e deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.
O passeio dura cerca de duas horas e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa. Mais informações: www.grupopetropolis.com.br .

 

 Ranz Bier, Nova Friburgo – situada em Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro da localidade. No local, também há uma loja da marca.  Em breve, abrirá a fábrica para visitação. Informações: www.ranzbier.com.br.

 

Cervejaria Therezópolis, Teresópolis – a Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais da marca Therezópolis é o destaque entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece.

Visitantes podem participar de uma visita guiada para conhecer a história da bebida mais antiga do mundo e seus diversos estilos, além de aprender com o mestre-cervejeiro como se produz uma verdadeira cerveja puro malte. Há também cursos de teoria e prática, com um dia de duração, com certificação para Cervejeiro Artesanal. Vale a pena também conferir se há programação musical para a data da visita. Informações: www.vilastgallen.com.br.

 

Cervejaria Real, Petrópolis – A Cervejaria Real transformou um haras de cavalos puro sangue lusitano em uma estrutura completa de cervejaria. Localizada no distrito de Itaipava, a Real possui atualmente 30 mil metros quadrados de área verde, que permitem manter as características rústicas da cerveja e do local. As cervejas são elaboradas artesanalmente e produzidas em pequenas quantidades. A produção não é engarrafada e os tipos, que variam entre Red Ale, Weizenbier e IPA, ficam armazenados em barris de carvalho. A fabricação de cada tipo varia mensalmente.

 

Cervejaria BrewPoint, Petrópolis – A BrewPoint abriga seis marcas: Duzé, Imperatriz, da Corte, Rústika, Serra Velha e Saideira. As quatro primeiras já eram cervejarias ciganas – feitas em fábricas de terceiros – e as duas estão sendo produzidas em larga escala. As marcas que estão na BrewPoint são figurinhas fáceis da feira Deguste, que acontece sempre no segundo sábado do mês, em Petrópolis.

A cervejaria fica na entrada de Petrópolis, a 500 metros da Pavelka e da Casa do Alemão, tradicionais pontos de parada de quem vem do Rio, e a 200 metros do Palácio Quitandinha. Em breve, a BrewPoint terá também um bar no bairro do Quitandinha. Informações:  http://cervejariabrewpoint.com.br

 

Cervejaria Cazzera, Petrópolis – A Cazzera produz suas cervejas no distrito de Itaipava e surgiu como um hobby do proprietário Marcelus Fassano, que começou estudando e lendo livros sobre cervejas e depois foi para a prática, com amigos cervejeiros experientes. O que começou como cerveja de panela, hoje é produzido em fábrica da região. A cervejaria passou mais de um ano desenvolvendo a ‘Coisa Linda’, que é uma Dark Strong, e também fabrica uma IPA com o nome ‘Cheia de Graça’.

 

COMO APROVEITAR MELHOR A ROTA
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro inclui em cada cidade participante, grande diversidade com mais de 70 pontos cervejeiros em renomados restaurantes, bares, micros cervejarias, cervejeiros artesanais e brewpubs que oferecem opções para todos os gostos e estilos.

Além disso, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo têm paisagens exuberantes de Mata Atlântica preservada, protegidas em parques, praças e reservas naturais. São enormes áreas verdes que oferecem opções para os amantes de ecoturismo, como trilhas, escaladas, rapel, rafting, cachoeiras, piscinas naturais.

Petrópolis
Berço da Cerveja no Brasil, a cidade é sede de grandes produtores de cerveja e possui importantes centros de visitação, como a Cervejaria Bohemia, que proporciona um delicioso passeio pela história da Cerveja; a visita a poderosa linha de produção da fábrica do Grupo Petrópolis, em Itaipava; o brewpub da Cervejaria Otten Brau (Buda Beer), a Cervejaria BrewPoint, Cervejaria Cazzera,  a Cervejaria Real, em Itaipava, que recebe os visitantes em um haras de cavalos puro sangue, transformado em Cervejaria, entre outras.

Construções históricas como o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha e a Casa de Santos Dumont atraem tanto quanto as montanhas e suas trilhas, que levam a cachoeiras e grutas. A rede hoteleira é diversificada, bem como a gastronomia, que reúne de restaurantes premiados de Itaipava até ótimas opções do universo “botequeiro”.

Teresópolis
A Villa St Gallen da Cervejaria Therezópolis é um delicioso espaço de degustação que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. A cidade possui ainda outra imponente unidade do Grupo Petrópolis.
A natureza oferece muito a ser visto, começando pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que também pode ser acessado a partir de outras cidades do roteiro. A entrada é pelo bairro Soberbo, que, com seu mirante, por si só já vale a visita. A Granja Comary, local de treinamento da seleção brasileira, é outra atração. O parque hoteleiro de Teresópolis possui de resort a pequenas pousadas.

Nova Friburgo
A cidade possui verdadeiros paraísos para o cervejeiro, com destaque para a Cervejaria Ranz Beer. A Serra e a Mata Atlântica predominam na paisagem. Um dos cartões postais da cidade é a Pedra do Cão Sentado. O teleférico, com 1,5 km, a 1.300 metros de altura, é um dos maiores do país. Produtos típicos como chocolate e mel valem uma tarde de compras.

COMO CHEGAR:
Para garantir aos turistas uma genuína experiência cervejeira, com visitas aos principais atrativos, a ACCERJ-TUR indica os pacotes operados por agências de turismo receptivo, parceiras da Rota, entre elas, a Serra Brasilis ( www.serrabrasilis.com.br), a Atlântica Turismo (www.atlanticaturismo.eco.br ) e a agência especialista em roteiros de cerveja no país, a Hanseatic Travel Experience (www.hanseatic.tur.br).

A Rota conta ainda com o apoio do Sebrae/RJ como parceiro e amplo apoio político e empresarial, desde os Prefeitos e secretários de Turismo dos municípios envolvidos, por meio do Conselho Turístico Serra Verde Imperial, passando pela forte sustentação do Governador e do secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre a Rota Cervejeira RJ podem ser obtidas no site http://rotacervejeirarj.com.br.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.