ACONTECE NA SERRA DO RIO

Petrópolis recebe 7ª edição do Festival de Bandas Marciais neste sábado (22)

Petrópolis recebe 7ª edição do Festival de Bandas Marciais neste sábado (22)
Seiscentos e cinqüenta e cinco músicos da cidade mostrarão seus talentos durante a 7ª edição do Festival de Bandas Marciais da Câmara de Vereadores, que acontece neste sábado (22) à partir das 17h, em frente ao Palácio Amarelo – sede do Legislativo municipal. Ao todo 15 bandas de escolas públicas e particulares participam do evento – três a mais do que no ano passado, quando 12 se apresentaram. O evento é considerado o maior festival musical da cidade.
“O Festival é um momento ímpar para a Câmara. Seus principais objetivos são desenvolver talentos, estimular nos estudantes o gosto pela música e promover a cultura. É um evento que promove também a integração das famílias, que ano após ano comparecem para prestigiar os músicos. A Praça Visconde de Mauá, fica no coração do Centro Histórico, uma área nobre da cidade,  ideal para receber um evento que atrai os jovens e suas famílias”, avalia o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).
Desde que foi criado, em 2009, o Festival de Bandas Marciais de Petrópolis vem contribuindo para a integração de músicos de escolas públicas e particulares da cidade. O evento é promovido em parceria com a Associação Petropolitana de Bandas Marciais (APEBAN). “O Festival é um momento especial para os músicos, pois permite que as bandas apresentem à cidade o trabalho que desenvolvem o ano inteiro dentro das escolas. Diferente do desfile cívico (7 de Setembro), que precisa ser mais formal, o festival é um espaço onde as bandas têm mais liberdade e podem ousar nas apresentações”, explica o representante da APEBAN, Robson Mello.
A 6ª edição do festival, realizada no ano passado, atraiu cerca de 750 pessoas. A expectativa é de que este ano mais de 900 pessoas prestigiem o evento, uma vez que o número de bandas que se apresentam é maior.  Entre as 15 bandas que se apresentam estão as tradicionais Wolney Aguiar (Banda do Colégio Estadual D. Pedro II – Cenip), que levará 60 integrantes, e Banda Marcial Amadeu Guimarães (Colégio São José), com 40 músicos. Cada umas das bandas tem 15 minutos para fazer sua apresentação. O repertório é variado. O evento abre espaço para participação de bandas marciais de escolas de diferentes pontos da cidade, como os bairros: Alto da Serra, Quitandinha, Bingen, Mosela, Morin, Casacatinha, Meio da Serra e os distritos de Itaipava e Posse.
“O mais interessante deste festival é que os músicos fazem apresentações diferentes. Os estilos vão desde o clássico, ao MPB, Pop, Rock, enfim, cada banda tem a liberdade de preparar a apresentação de acordo com seu perfil”, explica Robson Mello.
.
Em caso de chuva, o Festival de Bandas Marciais será realizado na quadra poliesportiva do Colégio São José, na Rua Montecaseiros, 240 – Centro. 

    2 comentários sobre “Petrópolis recebe 7ª edição do Festival de Bandas Marciais neste sábado (22)

    1. Amigos, sou chefe do cerimonial da Câmara e gostaria de fazer uma correção, esta é a Sétima Edição.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.