ACONTECE NA SERRA DO RIO

Peça ‘As Bodas de Rapunzel’ será veiculada nas mídias da Xdaquestão Produções nesta quarta-feira

Peça ‘As Bodas de Rapunzel’ será veiculada nas mídias da Xdaquestão Produções nesta quarta-feira

Uma boa dica para a criançada que está em casa nesta pandemia. Nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 18h a Xdaquestão Produções vai veicular o espetáculo de teatro infantil “As Bodas de Rapunzel”, da Artecorpo Teatro e Cia, companhia de Niterói, simultaneamente através de suas mídias sociais Facebook e YouTube.

A peça conta a história de Rapunzel (Rachel Palmeirim) e do Príncipe Encantado (Ricardo Lyra Jr.) , que estão comemorando suas Bodas Encantadas de 200 anos de casamento. Para a surpresa do casal surge Sr.ª Gothel (Eliana Lugatti), a mulher que criou Rapunzel desde que nasceu. Ela retorna para buscar sua filha, pois em sua história não existiam mais personagens. Ao ser acusada de muitas maldades, Sr.ª Gothel resolve explicar o motivo de todas as suas ações. Os personagens então voltam no tempo e a clássica história é recontada com música ao vivo, intervenções sonoras e solos instrumentais (Renato Badeco).

Com direção de Rachel Palmeirim, figurinos e adereços de Eliana Lugatti, “As Bodas de Rapunzel” conta com a produção de Rachel Palmeirim e Cida Palmeirim, também diretora da Artecorpo Teatro e Cia.

De acordo com a diretora da peça, os Contos de Fadas podem influenciar o desenvolvimento infantil de forma positiva. Eles fazem com que a criança se enxergue por dentro, e assim, passe a solucionar seus conflitos. Em Rapunzel, o conflito mais evidente é o da relação entre mãe e filha. O conto lida com a evolução dessa relação, da infância à maturidade, relatando a trajetória da menina, dificultada pela mãe super protetora. Durante a infância, o filho é totalmente dependente da mãe, mas à medida que vai crescendo e tomando conhecimento do mundo, vai mudando sua percepção sobre as coisas e, consequentemente, afastando-se tenuemente do apoio materno. Este conflito que muitos vivem ou irão viver, é uma separação natural da vida.

“Buscamos aproximar o público de uma nova forma de vivenciar esta história, fazendo-o refletir sobre suas questões”, relata Rachel.

Com um cenário e figurinos formulados através de cordas, o espetáculo possui como metáfora principal o diálogo sobre a prisão e a liberdade fomentadas pelo amor. Por amor Rapunzel passa parte de sua vida em uma torre, mas por amor ela se liberta e escolhe reescrever a sua história ao lado de quem lhe deu essa liberdade.

“Fazer os adultos refletirem sobre o seu papel ao serem responsáveis por uma criança e buscar a percepção dos pequenos nessa relação é um pouco do que o espetáculo pretende enquanto obra recriada. Utilizamos na cena também a passagem de tempo para quebrar um paradigma dos contos de fadas, onde encontramos as princesas e príncipes sempre com o frescor da juventude. Para tal, o casal de idosos que comemoram suas bodas são os personagens do imaginário infantil”, explica Rachel.

Essa quebra de paradigma ocorre também no meio do espetáculo, quando o príncipe acredita que para ser da realeza, é necessário possuir uma aparência modelo. Porém, após descobrir a simplicidade e pureza do amor, se revela para Rapunzel como ele é.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.artecorpoteatro.com.br, do artecorpo@artecorpoteatro.com.br ou dos telefones (21) 2722-5091, (21) 98680-7880 e (21) 97216-3330.

SERVIÇO:

Links de Veiculação da peça
Facebook: @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes/)

Youtube: Xdaquestão Produções
(https://www.youtube.com/channel/UC6MBZV6Wyy_k3i5RB4OFcDg/?guided_help_flow=5)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.