ACONTECE NA SERRA DO RIO

Outono é importante para podar espécies e fazer manutenção nas hortas

Outono é importante para podar espécies e fazer manutenção nas hortas

Espécies adequadas podem se desenvolver durante a estação

O clima ameno do outono traz para as plantas um ar de renovação. Com a estação, os canteiros precisam ser cuidados e espécies de ciclo curto, cultivadas durante a temporada de verão, também devem ser removidas. O período também é adequado para iniciar as podas, que são intensificadas durante o inverno. 

De acordo com as Engenheiras Agrônomas, Rafaela Santana e Carolina Rodrigues, da CR Agrícola Ambiental, as temperaturas começam a cair neste período e trazem impacto direto nas áreas de plantio. “Isso pode fazer com que algumas espécies necessitem de mais cuidados, como adubação mais intensiva e espaçamento de quinze em quinze dias para preservar o solo e as raízes. A rega das plantas deve ser evitada em excesso, já que a umidade do ambiente aumenta. É aconselhado ainda levar a planta para lugares mais iluminados”, detalham.

Por mais que pareça impossível, a temporada também colabora para o desenvolvimento de algumas espécies durante esta estação. De acordo com Douglas Bani, diretor da Irrigar Agri & Shop, neste período vale apostar em sementes de opções que prosperem na região. 

“Cebola, Rúcula, Rabanete, Beterraba, Nabo, Manjericão e Brócolis, são espécies adequadas para o plantio de outono. E além de terem grande contribuição para o ramo alimentício, no desenvolvimento de hortas em casa, são uma opção com baixo custo e sem grandes complicações para cultivar. Hoje é possível produzir um bom jardim suspenso ou um canteiro em casa, com economia e certeza de bons resultados”, explica. 

As especialistas trazem dicas para que se aproveite melhor as espécies durante a estação. Um dos pontos que deve ser observado é a umidade dos vasos, que precisam de menos água neste período. 

“Pegue aquela tesoura e tire uma manhã para cortar e recolher tudo o que estiver morto no seu jardim. Flores, folhas, galhos esburacados, mordidos ou podres. Dentro da casa, preserve as plantas das correntes de ar e pulverize as folhas apenas uma vez a cada dez dias, regando apenas quando estiverem secas e evitando encharcar o vaso. Considere sempre a espécie da planta. Suculentas e cactos, por exemplo, podem ficar até quinze dias sem receber nenhuma rega. As trepadeiras devem ser podadas pela última vez do ano durante o outono. Corte apenas os galhos que crescem desordenadamente, acima do previsto”, contam Rafaela e Carolina. 

O empresário destaca ainda que algumas soluções podem contribuir para a adubação e preparação de jardins para os dias mais frios. “Húmus de minhoca é uma excelente opção para a terra, mantendo a umidade e evitando o acúmulo de água que apodrece as raízes. Outras alternativas são a torta de mamona ou farinha de osso”, afirma Douglas.

Os gramados também merecem atenção especial, com intervalo entre os cortes maior, com a estiagem das chuvas. Cortar a grama um pouco mais alta também ajuda a manter a umidade natural do solo por mais tempo. “Não esqueça que se faz necessário ainda o adubo. Uma boa receita é aplicar 30g de cloreto de potássio por metro quadrado, aumentando a resistência contra doenças”, pontuam as Engenheiras Agrônomas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.