ACONTECE NA SERRA DO RIO

OBJETOS USADOS EM MINISSÉRIE SOBRE SANTOS DUMONT FARÃO PARTE DE EXPOSIÇÃO EM PETRÓPOLIS

OBJETOS USADOS EM MINISSÉRIE SOBRE SANTOS DUMONT FARÃO PARTE DE EXPOSIÇÃO EM PETRÓPOLIS

As réplicas do triciclo e da mesa e das cadeiras gigantes usadas na minissérie “Santos Dumont: mais leve que o ar”, além de uma mochila com asas inventada pelo “Pai da Aviação”, foram doadas à prefeitura de Petrópolis. Os objetos puderam ser vistos nos episódios da produção da HBO, que estreou simultaneamente em toda a América Latina – e em seguida para o resto do mundo – no segundo semestre do ano passado. Ruas da Cidade Imperial e, principalmente, o Museu Casa de Santos Dumont foram usados como cenário para a minissérie. Agora, o público poderá ver de perto as peças, que estarão em exposição a partir do dia 06 de fevereiro no Centro de Cultura Raul de Leoni.


A Galeria Van Dijk vai receber ainda fotos e textos que contam um pouco mais sobre essa personalidade conhecida em todo o mundo. Nascido em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em João Gomes – hoje Santos Dumont, em Minas Gerais, o inventor se apaixonou por Petrópolis e escolheu a Cidade Imperial para construir sua casa de descanso: “A Encantada”.


“O triciclo é uma replica do que foi usado por Santos Dumont com um motor que ele mesmo inventou; as mesas e cadeiras são réplicas das usadas em Paris, na França. Temos certeza de que as pessoas vão adorar ver os objetos de perto”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. “Foi uma super produção e com certeza as doações vão enriquecer o acervo do município. A minissérie foi um exemplo de produções que procuram a nossa cidade para usar de cenário e, com isso, movimentam a cidade e atraem turistas. Tivemos recentemente diversos exemplos de filmes e novelas gravados aqui”, completa o prefeito Bernardo Rossi.


Em seis episódios, a minissérie mostrou todos os períodos da vida do “Pai da Aviação” e, com isso, tem ajudado a divulgar a Cidade Imperial. É uma superprodução – que contou com o apoio da prefeitura de Petrópolis -, rica em detalhes, com reconstituição de época e efeitos especiais. O Museu Casa de Santos Dumont aparece na fase de Dumont um pouco mais velho. O ator Gilberto Gawronski revive o personagem nesta época, no período da “Encantada”.


“Santos Dumont foi um importante personagem na história do Brasil e até do mundo. É um privilégio Petrópolis ter sido escolhida por ele para abrigar sua casa de veraneio. Hoje, o museu atrai milhares de pessoas. Só em 2018, o atrativo recebeu mais de 160 mil visitantes”, destaca Marcelo Valente


Dirigida por Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, esta é a primeira coprodução de uma minissérie histórica, baseada na vida e na época do pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont. Em Petrópolis, foram cerca de 130 horas de trabalho em agosto do ano passado, com mais de 90 pessoas envolvidas – chegando até a 110 em alguns dias. Quatro pousadas foram ocupadas pela equipe, que veio com quatro caminhões de equipamentos e um de figurinos. A produção contratou mais de 100 figurantes de Petrópolis para as filmagens.

SERVIÇO:
Exposição Santos Dumont – Peças do acervo da minissérie “Santos Dumont: mais leve que o ar”, da HBO
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305
Abertura: quinta-feira, 06 de fevereiro, 18h
Visitação: segunda a sexta de 10h às 17h, sábados de 13h às 17h
* A exposição fica até o dia 29 de fevereiro e tem entrada gratuita.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.