ACONTECE NA SERRA DO RIO

O DIFERENCIAL ESTÁ NO ZELO

O DIFERENCIAL ESTÁ NO ZELO

Por Silvana Coelho

É incrível a quantidade de pessoas que mudam a trajetória profissional, movidos pela paixão gastronômica, muito mais que um meio de sobrevivência, cozinhar é uma arte. Não é à toa que tão logo na primeira garfada você percebe a diferença de quem ama o que faz.

Ao longo das minhas experiências gastronômicas, do espaço requintado ao local mais simples, consigo saber, mesmo antes de experimentar, quem cozinha com amor e quem apenas replica uma receita.

Foi o que aconteceu quando conheci Gabriela Azeredo, Chefe Executiva do Bistrô Zelo em Petrópolis. Na ocasião, enquanto desbravava o espaço, o amor e a preocupação com o cliente, era notório em cada detalhe. Ávida por saber da trajetória, me deparo com uma “menina” falante e reluzente que se descreve como uma apaixonada pelas panelas, sabores e boa comida.

“Minha paixão por gastronomia começa pelos meus pais. Meu pai como filho de mineiro, não só é um cozinheiro de mão-cheia, como cresceu nesse ambiente. Apesar da minha mãe, não ter afinidade diretamente com a cozinha, sempre trabalhou como gestora de restaurantes. E diante de influências tão positivas, em plena ascensão da minha carreira de jornalista, meu DNA gritou dentro de mim e mudei totalmente o rumo da minha história”, revela Gabriela.

Após concluir a faculdade de gastronomia, com sua mãe, criou uma empresa de distribuição de alimentos, com um cardápio elaborado com trutas.

E em 2018, o Bistrô Zelo, abriu as suas portas no charmoso bairro Valparaíso, em Petrópolis. Gabriela, seu marido, irmão, sua mãe e a bebezinha concebida nesse cenário, fazem desse espaço um ambiente familiar. Com a pandemia do covid-19, a equipe do Zelo, também precisou se adequar. Não só intensificaram o Delivery, como são os próprios que fazem o serviço de entrega aos clientes, que segundo a Chef Gabriela, garante o atendimento personalizado.

Além do cardápio tradicional, o forte da casa são as receitas cujo ingrediente principal são as trutas. Jornalista e publicitária, a cabeça de Gabi não para de fervilhar ideias e com o total apoio da sua família, garante que muitas novidades estão por vir. Claro que eu já soube em primeira mão e a Chef me deixou muito à vontade para contar. Mas como não sou boba nem nada, quero ter desculpas para experimentar as novidades. Por isso, deixo para cenas dos próximos capítulos. Afinal de contas, tudo que a Gabi faz é elaborado com tanto “zelo” que o próprio nome traduz o que o local nos oferece.

Quer saber maiores informações sobre o que o restaurante oferece?

Zelo Bistrô –  Rua Gonçalves Dias 508 – Valparaíso – Petrópolis – RJ – Telefone: (24) 3065-3811

ACESSE:  https://www.facebook.com/zelobistro/

VOCÊ SABE A ORIGEM DAS TRUTAS?

A truta é um peixe com escamas. Possui corpo comprimido e alongado com cerca de 60 cm de comprimentototal e pesar até 2 kg. O dorso tem cor que varia do esverdeado ao castanho, sendo as laterais acinzentadas e a parte inferior esbranquiçada. Tem pintas escuras nas nadadeiras e no corpo.

É originária do hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá, tendo sido, no entanto, introduzida em todos os continentes. Em 1867, pelos desafios apresentados aos pescadores, as trutas marrons (Salmo trutas) foram inseridas na Nova Zelândia, sem serem levados em consideração os impactos ambientais que esta inserção acarretaria.

No Brasil, a criação de trutas começou em 1949, com sua introdução principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul. Os primeiros ovos constam terem sido importados da Dinamarca. Bem adaptada às frias corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas como as da Serra da Mantiqueira (estados de Minas Gerais, São Paulo, nas serras do leste dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e no sul do Estado do Rio de Janeiro, o que justifica a imensa quantidade de trutários na região serrana do Rio.

Texto compilado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Truta#

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.