ACONTECE NA SERRA DO RIO

Mostra Canta Petrópolis começou hoje no Palácio de Cristal

Mostra Canta Petrópolis começou hoje no Palácio de Cristal

São 3 mil crianças de 50 corais das escolas públicas

Mais três apresentações do projeto Canta Petrópolis podem ser apreciadas pelo público. O projeto, da prefeitura, desenvolve o canto coral e 50 escolas da rede públicas. Os cantores e regentes se apresentam de hoje (24) e nos dias 25 e 27 de outubro no Palácio de Cristal. Os coros – mais de 1,3 mil vozes –  exibirão um repertório selecionado dentro da Música Popular Brasileira nas mais variadas expressões e o Dó Ré Mi, coro modelo, vai cantar em todas as apresentações. A entrada será franca.

“Vale a pena conferir esse belíssimo trabalho realizado em benefício das crianças da rede municipal de Educação. Será um momento especial para cada uma delas, já que terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento em um dos pontos turísticos mais bonitos da nossa cidade, o Palácio de Cristal”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Executado pelo Instituto Movarte, o Programa Canta Petrópolis está sob a coordenação geral da musicista e professora Eliane Marzullo. Entusiasta deste trabalho, conta que são 1.315 alunos beneficiados, com “excelentes resultados”. A ideia é que o trabalho possa crescer, já que as ações desenvolvidas com os regentes aprendizes elevaram a metodologia a um novo patamar.

“Este ano promovemos oficinas de capacitação para os regentes, ministradas pelo diretor artístico do programa, maestro Marcelo Vizani. Nossa meta é que os regentes expressem em suas ações no processo de aprendizado, a identidade do Programa, para que não seja apenas mais uma atividade musical nas escolas. É o regente que representa a filosofia do trabalho em cada unidade, para motivar direção, funcionários, pais e, principalmente alunos, para que o programa aconteça com êxito, enfatiza Eliane.

As oficinas de capacitação mensais permitiram desenvolver a prática coral na faixa etária dos alunos do Fundamental, oportunizando a interatividade do grupo, troca de conhecimentos e ideias novas aplicadas ao cotidiano das atividades. O Canta Petrópolis foi criado em 2011 pelo maestro Leonardo Randolfo, que reeditou o Dó Ré Mi como Coro Modelo. O objetivo é beneficiar milhares de alunos, ajudando a mudar seu destino e de suas famílias, que passam a se envolver com a música e as artes.

“Primeiramente é gratificante que o trabalho que começamos a sete anos já rende bons frutos. A música, sem dúvida, é uma das mais brilhantes ferramentas de transformação social. Aliada à educação é capaz de trazer resultados significativos, contribuindo na formação humana e cidadã de cada criança. Nosso desejo é trazer os Corais do Canta Petrópolis cada vez mais vezes para apresentações nos principais pontos da cidade como o Palácio de Cristal e o Theatro D. Pedro. Como ex-menino cantor posso testemunhar o quão decisivo em minha trajetória foi ter tido a possibilidade de cantar num coral desde criança”, afirma Leonardo Randolfo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.