ACONTECE NA SERRA DO RIO

LNCC comemora 40 anos com palestras gratuitas pela internet

LNCC comemora 40 anos com palestras gratuitas pela internet

O Laboratório Nacional de Computação Científica está comemorando seus 40 anos de fundação com os “Seminários LNCC 40 anos” neste mês de julho. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral através de webinars do aplicativo Zoom (download disponível em https://zoom.us/), sendo também transmitidas, ao vivo, pelo canal do LNCC no YouTube. As inscrições podem ser feitas no site www.lncc.br.

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) atua como Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).. Ao longo de sua história, vem promovendo infraestrutura computacional de alto desempenho, construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais e soluções de problemas científicos e tecnológicos em atendimento às demandas da sociedade. Mesmo diante do momento em que vivemos no mundo, com medidas de isolamento social, o LNCC segue se dedicando à difusão do conhecimento e contribuindo para o avanço da Ciência e da Inovação no Brasil.

As palestras estão sendo ministradas por pesquisadores do LNCC e de outras instituições nacionais e internacionais, abordando diversos temas de pesquisa realizadas no LNCC, como Inteligência Artificial, Bioinformática, Modelagem Molecular, prospecção de hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo, Medicina assistida por Modelagem Computacional, processamento de sinais, entre outros.

Diversas destas pesquisas foram possibilitadas a partir da instalação do Supercomputador Santos Dumont na sede do LNCC, que após a recente expansão, possui capacidade de processamento de 5 petaflops, sendo o maior supercomputador da América Latina. Atualmente, o SDumont executa 133 projetos em andamento de 12 estados diferentes, distribuídos 26 áreas do conhecimento. Diante da pandemia do COVID-19, foi realizada uma parceria LNCC-Petrobrás que disponibiliza o uso da parte da máquina utilizada pela Petrobrás para projetos relacionados à pandemia, como o projeto de predição do enovelamento de proteínas FOLDING@HOME (F@H).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.