ACONTECE NA SERRA DO RIO

Festival Dell’Arte em Petrópolis terá ópera da UFRJ neste sábado

Festival Dell’Arte em Petrópolis terá ópera da UFRJ neste sábado

A ópera cômica “O Professor de Música” (Il Maestro di Musica, em italiano), do compositor Giovanni Battista Pergoseli, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, é a principal atração do 15º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte no sábado, dia 11 de julho. Sua apresentação em dois atos acontece às 19h, no Theatro D. Pedro. No mesmo dia, dentro da proposta de sessões interativas do evento, Estevão Hermann estará coordenando a mesa redonda com o tema “Jazz e/ou Clássicos”, às 11h, no Cine-Teatro do Museu Imperial.

Com duração de 60 minutos, o espetáculo faz parte do Projeto Ópera na UFRJ. Ele conta a história de Lamberto, um respeitado e exigente professor de música muito requisitado por seu profissionalismo. Uma de suas alunas é Lauretta, moça bonita e sedutora, mas pouco dedicada e desatenta. No entanto, é por ela que o rígido professor nutre uma secreta paixão. No caminho dos dois surge o empresário Colagianni, que procura Lamberto para contratar cantoras. Ao ver Lauretta, ele se encanta pela beleza da aluna, mostrando imenso interesse em contratá-la, mesmo sem nunca ter ouvido o seu canto. As promessas de sucesso pelo mundo a deixam confusa, principalmente quando o empresário lhe faz uma declaração de amor. A partir daí, o professor se sente ameaçado e muda completamente o seu comportamento com a aluna iniciando assim a busca pela conquista do seu amor. 

O compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi, nasceu em Jesi, perto de Ancona em 1710. É considerado o pai da ópera cômica. Iniciou seus estudos de violino muito cedo e sempre demonstrou notável aptidão para a prática. Aos 16 anos foi convidado a ingressar no Conservatorio dei Poveri di Gesu Cristo, em Nápoles. O primeiro trabalho de sucesso foi em 1732, com a ópera Salustia, premiada em Nápoles. É compositor de mais de 30 sonatas para violino e baixo, sendo que 24 foram editadas postumamente em Londres. É de sua autoria a ópera, Il prigioner superbo, e um intermezzo em tom de comédia, La serva padrona. Em seu último ano de vida compôs Stabat Mater e Salve Regina, suas peças de maior sucesso.

A direção musical da ópera “O Professor de Música” é de Priscila Bomfim e a cênica de José Henrique Moreira. Na regência da orquestra, Jésus Figueiredo. Como personagens e solistas: Michele Ramos (soprano), como Lauretta, aluna dileta do professor; Saulo Laucas (tenor), o professor de música Lamberto; Cícero Pires Pinto (baixo), Colagianni, empresário; e Helena Lopes (mezzo-soprano), é Dorina, também aluna do professor Lamberto.

Jazz e Clássicos é uma simbiose que combina? Como os músicos de Jazz encaram e interpretam a “música séria”? Eles a usam para compor e orquestrar? E como funciona a fascinação que o Jazz exerce sobre os maiores intérpretes clássicos? Estas são algumas das questões que serão colocadas em discussão na mesa redonda “Jazz e/ou Clássicos”, sob o comando de Estevão Hermann.

O ingresso para o espetáculo “O Professor de Música” custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A compra dos ingressos poderá ser feita na bilheteria do Theatro D. Pedro, de quarta a domingo, das 14h às 18h. Para a mesa redonda “Jazz e/ou Clássico”, a entrada é franca.

Pede-se a doação de um alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.

 

Programa de “Jazz e/ou Clássicos”

1 – Dave Brubeck – Obrigado Chopin

2 – Jacques Loussier – Plays Bach – Igreja de São Tomas de Leipzig

3 – O Grande Trio – Oscar Peterson/Michel Legrand e Claude Bolling na Salle Pleyel –Paris

4 – Art Tatum – Humoresque

5 – Freidrich Gulda – Concerto de Jazz em Munich c/ Barbara Dammerlein

6 – Miroslav Vituos – Variações sobre Cello de Dvorzak

7 – Nelson Freire – Apresenta Errol Garner

8 – Duke Ellington – Concerto Sacro Catedral de Nova York

9 – Wynton Marsalis – Concerto de Natal no Carnegie Hall c/ Kathleen Battle,  Frederica Von Stade e Andre Previn

10 – Andre Previn – Retorna ao Jazz depois de 35 anos de música

11 – Oliver Jones – Gerswin Medley – Festival de Jazz de Montreal

12 – Lalo Schifrin – Orchestra Nacional de Lyon – Bachianas Brasileiras c/ Julia Migenes e Ray Brown

13 – The Modern Jazz Quartet: Chick Corea e Gonzalo Rubalcaba – Concerto de Aranjuez

14 – Amália Rodrigues – Jazz e o Fado – Homenagem c/ Amália e Don Byas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.