ACONTECE NA SERRA DO RIO

Escritora Luciana Nabuco participa de debate no encontro especial de quatro anos do ‘Leia Mulheres’

Escritora Luciana Nabuco participa de debate no encontro especial de quatro anos do ‘Leia Mulheres’

Em setembro, o Clube de Leitura Leia Mulheres Petrópolis comemora quatro anos. E, para celebrar essa data, o encontro contará com a participação da jornalista, escritora, artista plástica e cineasta Luciana Nabuco, autora do livro de poesias “Imigram meus pássaros” e com a mediação de Linda Feitoza e Marise Zanelatto. O evento acontece nesta quarta-feira dia 2 de setembro, às 19h, pelo aplicativo Jitsi Meet.

“O mês de setembro nos trará a alegria da presença generosa e gentil de Luciana Nabuco, com seus encantos e floreios e poesias, para celebrarmos a existência e permanência do nosso grupo Leia. Uma ode à leitura, à escrita, à resistência e à luta. À vida. Ao conhecimento e à liberdade do pensamento”, declarou Marise Zanelatto. 

Luciana Nabuco é jornalista, escritora, artista plástica e cineasta, que trabalha com a temática afro-indígena brasileira desde 2003. Em 2012, escreveu e dirigiu o documentário “Mãos Feitas de Fé”, sobre rituais de candomblé. Realizou diversas exposições de suas pinturas na França e no Brasil sobre o panteão místico afro-brasileiro. É autora e ilustradora também de livros infantis, tendo publicado em 2018 “Okan, a Casa de Todo Nós” sobre a memória iorubá. 

Os interessados em participar do encontro devem solicitar o link do evento por meio das redes sociais do clube de leitura – Leia Mulheres Petrópolis no Instagram e  grupo Leia Mulheres Petrópolis-RJ no Facebook.

Saiba mais sobre o Leia Mulheres

Toda primeira quarta-feira do mês, o projeto Leia Mulheres debate e divulga um livro escrito por uma mulher. O clube de leitura nasceu quando Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques resolveram colocar em prática o projeto da escritora britânica Joanna Walsh, que propôs o #readwomen2014 (#leiamulheres2014), com o objetivo de dar mais visibilidade aos livros escritos por mulheres, que ainda enfrentam mais barreiras no mercado editorial. Em 2015, nasceu o projeto no Brasil a partir de clubes de leitura que focam em obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. 

O Cefet/RJ campus Petrópolis é parceiro do Coletivo Leia Mulheres por meio de sua Biblioteca e do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (NELINE) e a partir do projeto de extensão “Leia Mulheres: mediação de leitura”. 

De acordo com a organização , a presença nos encontros não está condicionada à leitura do livro, uma vez que o projeto busca também a divulgação da obra, o estímulo à troca de ideias e o encontro entre pessoas com interesses comuns.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.