ACONTECE NA SERRA DO RIO

Edição histórica do Rock The Mountain recebeu 100 mil pessoas

Edição histórica do Rock The Mountain recebeu 100 mil pessoas

Festival reuniu pela 1ª vez mais de 100 artistas mulheres em 11 palcos montados em Itaipava

Passaram pelo evento também famosos como, Murilo Benício, Nanda Costa, Lan Lan, Débora Nascimento, Jorge Vercillo, Rafa Kalimann, entre outros
 

Este domingo (12) celebrou o último dia de uma edição histórica do Rock The Mountain. Pela primeira vez, o festival reuniu um timaço formado por mais de 100 artistas mulheres nos 11 palcos montados no evento. Um dos momentos mais esperados deste segundo final de semana, o show de Maria Bethânia emocionou o público com um repertório de grandes sucessos da carreira. A cantora homenageou Gal Costa, pedindo um aplauso caloroso para sua voz imortal. Em um segundo momento, Bethânia parabenizou o festival: “Que beleza esse festival homenageando as vozes femininas do Brasil! Palmas para elas!”

Com ingressos esgotados, 100 mil pessoas passaram pelo festival em dois finais de semana de evento, lotando toda a extensa área do Parque de Itaipava nos quatro dias. Neste último dia, o público extravasou cantando músicas de nomes como Maria Bethânia, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Paula Toller, Majur, Marina Sena e Karol Conká. As datas da próxima edição foram anunciadas neste domingo direto do palco: 09 e 10, 16 e 17 de novembro de 2024. As vendas abrem hoje (13/11).

Celebridades prestigiaram o evento

Além de grandes nomes nos palcos, o festival que está comemorando 10 anos, recebeu celebridades como Murilo Benício, Rafa Kalimann, Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Débora Nascimento, Marcella Rica, Caíque Nogueira,ìcaro Silva, Alice Carvalho, Leandro Lima, Flavia Lucili, Jorge Vercillo, Gaby Amarantos.

Este ano, além do line-up exclusivamente feminino, o festival trouxe mais novidades: o palco Redley Stg, onde além de DJs agitando a galera durante todo o evento, o público poderá interagir fazendo sua própria apresentação. Seja sozinho ou em grupo, com ou sem banda, a ideia é dar um show. Outro espaço estreante é a Casa do Rock, trazendo Djs como Carol Novaes, Marie Bouret, CIX e Marcella Rica, e artistas como Lady Zeppelin e Fake Honey.

O Boiler Room chegou para dar espaço e exaltar a arte de nomes como Ebony, Aya Ibeji, Bonequinha Irakiana e Miss Tacacá. No Chill Out, mais Djs mostrando seu talento, como Quimera, Dani Avellar, Etérica e Maga, e VJs como Carol Santana, Visual Lores e Luael.

Fotos de Jorge Porci e Reginaldo Teixeira

Espaço para Artes Visuais

Ainda com mais espaço para as artes visuais em 2023, o festival convidou o coletivo de arte multidisciplinar “Cool Shit” para desenvolver uma obra de arte inflável em homenagem à Rita Lee. O rosto do ícone do rock brasileiro tinha mais de 7 metros de altura e ficou exposto em meio ao evento. Acostumados a criar obras lúdicas e realísticas de grandes artistas internacionais, como a exposição no Bad Bunny Museum, trabalhos para a Netflix e Louis Vuitton, essa foi a primeira vez que o grupo apresentou seu trabalho no Brasil.  

O público pode conferir também trabalhos de seis artistas plásticos nacionais e internacionais, que vão interagir com o espaço. Entre eles estão Tarsila Shubert, Roberto e Rosário, Vhils, JR com o The Inside Out ProjectAKACORLEONE, Sebastien PRESCHOUX e mais.  

Sustentabilidade

Mais que música, o RTM é arte e respeito. A gastronomia comprometida com a sustentabilidade ofereceu uma praça de alimentação 100% vegetariana, marca registrada do festival. A iniciativa, mais uma vez, gerou uma economia aproximada de 100 milhões de litros de água e a não emissão de carbono de aproximadamente o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados. O festival também é um dos pioneiros em acessibilidade no Brasil, e contou com tradutores de libras nos palcos, áudio descrição nos bares, praça de alimentação e shows, além de veículos elétricos para garantir a mobilidade de PCDs.

Uma experiência única

Nossa equipe pode sim pontuar: esta 10ª edição do Rock The Mountain 2023 foi mais do que um festival de música. Foi uma experiência única de arte, música, sustentabilidade e contato com a natureza na serra do Rio de Janeiro, que marcou a história dos festivais no Brasil.

Em resumo, o evento proporcionou momentos inesquecíveis para o público que pode, além curtir os grandes shows em meio à natureza exuberante do Parque de Exposições de Itaipava, também aproveitar as diversas atrações alternativas, como tirolesa, balão, roda gigante, e se conectar com pessoas de diferentes lugares do país e da América do Sul (sim encontramos hermanos do Uruguai, Argentina e Bolívia no evento) e com muitos estilos.

O festival também teve um papel importante na valorização da cultura local, ao apoiar artistas independentes da região e divulgar o potencial turístico da serra fluminense.

*Sobre diversidade e estilos, veja próxima matéria sobre o evento!

A 10ª edição do Rock The Mountain ficará na memória de todos!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.