ACONTECE NA SERRA DO RIO

Drenagem manual é alternativa segura para tratar obstruções no sistema linfático

Drenagem manual é alternativa segura para tratar obstruções no sistema linfático

A drenagem linfática manual é um tipo de massagem, feita com movimentos suaves, lentos e ritmados, estimulando pontos específicos do corpo, com o objetivo de eliminar o excesso de líquido acumulado.

Muito comum em pós operatórios, a drenagem linfática auxilia não somente no funcionamento do sistema linfático e na retenção de líquidos, mas também na redução de medidas, no aumento do sistema imunológico, melhora a textura da pele, alivia dores, intestino preso e, tem indicação ainda para mulheres que estão passando pelo período da menopausa.

A drenagem linfática manual deve ser feita com muito cuidado e entendimento da técnica, por isso, é muito importante que seja feito por um profissional capacitado. Este é um dos procedimentos oferecidos pela fisioterapeuta Maria Antonia Corrêa, que é pós-graduada em Dermatofuncional e, entre as especializações que coleciona no currículo, uma delas em drenagem linfática.

A fisioterapeuta Maria Antonia Corrêa é pós-graduada em Dermatofuncional

“É muito importante entender como funciona a técnica, dominar os movimentos e a intensidade. Para que o a drenagem linfática manual atinja o objetivo esperado, o profissional precisa saber o sentido correto para onde o líquido deve ser direcionado, por meio de manobras como deslizamento, semicírculos e bombeamento”, explicou Maria Antonia.

De acordo com a fisioterapeuta, o procedimento é muito procurado tanto por pessoas que passam muito tempo em pé, no trabalho, quanto por aquelas que passam longos períodos sentados. “Da mesma forma, os líquidos acabam sendo retidos nos membros inferiores, o que tem como consequência o inchaço de pernas e pés e por meio da drenagem linfática manual conseguimos aliviar as dores e o inchaço”, destacou a fisioterapeuta.

Esse problema foi o que fez a Ana Paula Cilento, 35 anos, procurar os serviços da fisioterapeuta. A engenheira sentia as pernas muito inchadas e há 3 anos conheceu a Maria Antonia e não largou mais. “Depois que comecei o tratamento tudo mudou! Além de não ter mais que conviver com o  inchaço e o incomodo que ele causava, eu me sinto leve, cuidada. A Maria Antonia é excelente no que faz, está sempre se atualizando com novas técnicas, o que dá pra gente muita segurança. O encontro semanal com ela é o meu momento de relaxar e descansar”, afirmou Ana Paula.

A drenagem linfática manual também é uma ótima aliada na redução de medidas. O inchaço e a gordura localizada era um incomodo frequente na vida da professora Dayana Francisco, de 38 anos. Ela conheceu a Maria Antonia por meio das redes sociais, marcou uma sessão e ficou encantada e muito satisfeita. Em poucos meses de tratamento, já conseguiu ver resultado. “Comecei o tratamento em novembro de 2021 e já tive uma redução significativa nas gorduras localizadas e meu inchaço diminuiu bastante. Tudo aliado a uma alimentação regulada e atividade física. Amo ser paciente da Maria, não só pelo cuidado que ela tem, mas pela representatividade. Uma mulher negra de destaque e reconhecimento na cidade. Tenho muita confiança no trabalho dela e meu corpo agradece todos os dias”, disse Dayana.

Além da estética, a drenagem linfática manual é indicada também para problemas relacionados a saúde, como linfedemas, obstruções do sistema linfático, que causam o inchaço.  “O sistema linfático é composto por uma série de vasos, que transportam a linfa, um líquido que contém substâncias que auxiliam no bom funcionamento de todo o organismo. Se os vasos linfáticos ficam sobrecarregados, em um determinado ponto do corpo, a circulação não funciona corretamente causando inchaço”, explicou Maria Antonia.

O linfedema pode ser uma doença genética, mas também ser causada por algum tipo de obstrução nos vasos ou por mudança do trajeto deles durante a vida, que podem ter ligação com procedimentos cirúrgicos, cânceres, lesões e doenças inflamatórias.

Maria Feliciano Machado, mais conhecida com Penha, 75 anos, chegou ao consultório da Maria Antonia sem conseguir dobrar a perna. Sofrendo com linfedema e varizes profundas, Penha começou o tratamento com a drenagem linfática manual e viu a vida mudar! “Está sendo muito bom pra mim. Eu não conseguia dobrar a perna para entrar no carro, agora já faço o movimento com muito mais tranquilidade. Ela tem uma mão maravilhosa e eu indico pra todo mundo”, ressaltou Penha.

“Eu fico muito feliz de fazer a diferença na vida das pessoas por meio do meu trabalho, que faço com tanto amor e dedicação. Ver que elas chegam com problemas sérios e que eu consigo melhorar a qualidade de vida delas, é muito gratificante”, finalizou Maria Antonia.

A fisioterapeuta destaca ainda que ninguém sai roxa ou machucada de uma sessão de drenagem linfática manual. O procedimento é indicado para todos os tipos de pessoas, inclusive aquelas que estão em tratamento contra o câncer. Na gravidez, pode ser feito a partir do segundo trimestre.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Maria Antonia por meio do telefone (24) 9 9815-9047, do Instagram@mariacorrea.fisio ou pessoalmente no consultório localizado no Bauhaus Expansão, à Rua Doutor Nelson de Sá Earp, 95 – sala 108 – Centro – Petrópolis/ RJ.

SERVIÇO

Maria Antonia Correa – fisioterapeuta​
Bauhaus Expansão
Rua Doutor Nelson de Sá Earp, 95 – sala 108
Centro – Petrópolis/ RJ
Instagram: @mariacorrea.fisio

WhatsApp: (24) 9 9815-9047.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.