ACONTECE NA SERRA DO RIO

Dell’Arte realiza o 18º Festival de Inverno de Petrópolis

Dell’Arte realiza o 18º Festival de Inverno de Petrópolis

Petrópolis, que encantou o Imperador D. Pedro II, vai esquentar o seu inverno com a realização de mais um Festival de Inverno de Petrópolis, produzido pelo Instituto Dell’Arte. O FIPET completa maioridade consolidado e reconhecido e chega à sua 18ª edição de 6 a 15 de julho, ocupando os principais palcos históricos e artísticos da Cidade Imperial: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Centro Cultural Raul de Leoni, Casa Stefan Zweig e Praça da Liberdade. A novidade deste ano é a inclusão do espaço gastronômico e cultural Cuba Pub que sediará a série “Música da Serra”.

Com 10 dias de intensa programação, totalmente gratuita, o Festival promete repetir o sucesso das edições anteriores atraindo um grande público local e turistas, que serão contemplados com espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

O 18º Festival de Inverno de Petrópolis é uma realização do Instituto Dell’Arte, fundado e presidido por Myrian Dauelsberg. “Considero o FIPET um grande momento cultural e artístico para Petrópolis. Fico muito orgulhosa por mesmo com a atual crise termos chegado até aqui. São 18 anos de história promovendo o Festival de Inverno sempre com muita disposição de realizar um trabalho de qualidade artística. A receptividade do público em nossos espetáculos é um dos grandes incentivos a continuarmos. É muito gratificante ver esta interação do público com a beleza da arte”, exalta a presidente.

Na programação constam vários concertos, shows de música popular brasileira, valorizando artistas locais, recitais de grandes talentos da música clássica, enriquecida pelas atrações trazidas pelos parceiros do Festival: Fundação CESGRANRIO e SESI.

A abertura do 18º Festival de Inverno de Petrópolis será na Catedral São Pedro de Alcântara, na sexta-feira, dia 6, às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO e do reconhecido Coral dos Canarinhos de Petrópolis, tendo como solista o organista Marco Aurélio Lischt e na regência o maestro Eder Paolozzi.

Para o Palácio de Cristal, monumento encomendado pelo Conde D’Eu para presentear sua esposa Princesa Isabel, inspirado nos Palácios de Cristal de Londres e do Porto, o público pode apreciar a série “SESI Cristal” que já virou tradição no espaço. A edição deste ano tem como título “Herdeiros de Jacob”, projeto criado e dirigido pelo jornalista, ator e diretor Haroldo Costa, que homenageia o centenário do compositor e instrumentista Jacob do Bandolim, com apresentações de grandes nomes como: Joel do Nascimento, Deo Rian, Ronaldo do Bandolim e Henrique Cazes. Oficinas infantis e o concerto de encerramento com a Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis também estão entre as atrações no local.

O Museu Imperial, palácio construído pelo Imperador D. Pedro II para abrigar sua família nos verões, que reúne as mais importantes coleções do Império, vai ser cenário novamente de uma das programações mais esperadas do evento: “Concertos ao Meio Dia”, uma proposta de formação de plateia e apoio à nova geração de pianistas. O evento conta com a participação de pianistas premiados de grande talento: Felipe Naim, Patrícia Glatzl, Marina Spoladore, Ramon Theobaldi, Lígia Moreno, João Elias, Kátia Balloussier e Erika Ribeiro. O público também vai ser presenteado em “Concertos à Luz de Velas”, com apresentações do Duo Lontano (Alemanha – EUA), Duo Mignone e um recital de flauta e violoncelo com os músicos Geisa Felipe e Hugo Pilger. Outra atração é uma palestra sobre a história do piano intitulada “Grand Piano”, com Estevão Herman, apresentando projeções e gravações exclusivas de grandes nomes da história do instrumento.

Equipamento cultural de grande importância na Cidade Imperial, o Theatro D. Pedro se destaca pela sua arquitetura art-décoe art-nouveau. Nele vão acontecer espetáculos oferecidos pela Fundação CESGRANRIO, como os musicais “Festa no Interior” e “Tributo a Djavan” com Marcus Brandão e “Raízes Indígenas” com o Coral Cênico. Também programadas apresentações do Duo Santoro e do conjunto Codex Sanctissima.

Na Praça da Liberdade, local onde se reuniam ex-escravos para comprar a liberdade dos que ainda estavam nas senzalas, o ponto alto do 18º Festival de Inverno de Petrópolis: “O Festival vai à Praça”, evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apresentações de grupos artísticos de alunos da rede municipal.

A peça teatral “Quem é Você” do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO, apresenta um espetáculo sobre bullying nas escolas, vai estar em cartaz no Centro de Cultura Raul de Leoni.

A Casa Stefan Zweig, residência e refúgio do escritor austríaco e sua esposa, em seus últimos meses de vida, receberá dois belíssimos recitais de poesia intitulados “Declamações Comentadas”, oferecidos pela Fundação CESGRANRIO.

O Cuba Pub, novo espaço gastronômico e cultural, será palco da série Música da Serra, que apresentará grandes talentos da cidade em um espaço descontraído e convidativo.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Toda a programação do Festival de Inverno de Petrópolis é gratuita. Pede-se a doação de 1 KG de alimento não perecível a serem arrecadados nos locais de espetáculos.

O 18º Festival de Inverno de Petrópolis conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e Ministério da Cultura/Governo Federal.

 

 
18 º Festival de Inverno de Petrópolis/Instituto Dell’Arte
6 a 15 de julho de 2018
Mais informações:
Site: http://www.fipet.net.br/
Facebook: https://www.facebook.com/FipetDellarte/
*programação sujeita a alterações

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.