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Cooperação é a palavra de ordem no turismo de Petrópolis

Cooperação é a palavra de ordem no turismo de Petrópolis

Mais de 200 pessoas participaram nesta terça-feira (29/9) do Encontro Regional de Turismo/Petrópolis – Serra Verde Imperial, promovido pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e Comtur – Conselho Municipal de Turismo, em parceria com o SEBRAE/RJ, CEFET/RJ, UCP, AGFAP, CEJA e Secretaria de Obras. O evento, realizado no auditório da Universidade Católica de Petrópolis, debateu diversos assuntos relacionados ao turismo na região da Serra Verde Imperial, como iniciativas empreendedoras, cooperação entre as entidades do setor e parceria entre poder público e iniciativa privada.

Márcia Coelho Netto e Célia D´Azevedo representaram o Grupo Tour da Experiência de Petrópolis e presentearam Nauro Grehs.
Márcia Coelho Netto e Célia D´Azevedo representaram o Grupo Tour da Experiência de Petrópolis e presentearam Nauro Grehs.

Na abertura, o presidente do Conselho Serra Verde Imperial, Nauro Grehs, destacou a importância de organizar e unir os municípios. “Precisamos trabalhar o turismo juntos, discutir as vantagens e também as dificuldades. O nosso mercado está bastante aquecido e temos que nos mostrar, somos conhecidos como destino”, disse. “Trabalhando de forma integrada, todos os setores se beneficiam com o crescimento e desenvolvimento do turismo”, completou Cláudia Pacheco, coordenadora Regional Serrana II do SEBRAE.

“Havia essa necessidade de fazer um evento em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. Nos unimos e mostramos que o turismo só acontece quando trabalhamos de forma séria, dedicada e com o mesmo objetivo”, falou a presidente do Comtur e da Fundação de Cultura e Turismo, Evany Noel. “Para desenvolver a regionalização e promover destinos de sucesso, a mola propulsora são atrativos qualificados, infraestrutura básica e turística e envolvimento da população local”, concluiu a presidente em sua apresentação sobre “Política Municipal e Regional de Turismo.

Lúcia Navarro, consultora do SEBRAE, trouxe o tema “Redes de cooperação e participação em turismo” para a conferência de abertura, mostrando que quando várias empresas atuam em parceria, atingem um resultado muito melhor do que quando trabalham isoladas. “Quando a gente coopera, ao invés de competir, fortalecemos o setor e crescemos junto com nossos pares. Com ações integradas, superamos as dificuldades buscando soluções e saídas de forma criativa e inovadora”, explicou.

Na sequência, foram apresentadas iniciativas empreendedoras na atividade turística regional, como: Caminhos do Brejal (Alfredo Chaves – presidente); Embaixadores do PARNASO (Mariana Ferraz – Pousada Paraíso e Jairo Monteiro – Atlântica Turismo); Projeto Rio Serra Mar (Bruno Fernandes – Coordenador Estadual do Projeto/SEBRAE e Carolina Morelli – Serra Brasilis Turismo); Rota Cervejeira (Raphael Rizzo – gerente do complexo da Cervejaria Bohemia, representando a ACCERJ); Portal do Patrimônio (Clara Paulino – Superintendência do do IPHAN/RJ) e Tour da Experiência (Bruno Souza – Gestor de Projetos em Turismo do SEBRAE, Célia D’Azevêdo – Ewiglich Joias e Vania Baddini – Don Phillipe).

“Marketing Digital para Negócios Turísticos” foi o tema da palestra ministrada pelo coordenador do Curso Superior de Turismo do CEFET/RJ, Campus Petrópolis, Marcelo Mascarenhas. O professor abordou a importância de estar na internet de forma cada vez mais efetiva. “Se adaptar e olhar para frente é importante e quem não optar por isso vai ficar para trás. Subestimar as mudanças do mercado é perigoso, ainda mais o mercado turístico que é movido em cima de modismos. Na internet, consistência é melhor que intensidade, portanto, quanto mais informação você tem, mais racionalidade vai por no seu negócio”, comentou.

Logo depois o público ouviu atentamente as histórias de sucesso de Pedro Bertolucci, que foi prefeito de Gramado durante quadro mandatos. “Petrópolis é um lugar onde sentimos de perto o cheiro da história. É uma região pitoresca, aonde eu vim buscar ideias de como se fazia turismo e levei para Gramado, cidade pequena, mas que se vocacionou para o turismo com produtos fortes como o Festival de Cinema e o Natal Luz. Mas a alavanca principal é o envolvimento dos empresários e interesse comunitário nessas ações, além de uma boa infraestrutura hoteleira, gastronômica, de compras e urbana”, disse, citando ainda que Gramado recebe cerca de cinco milhões de visitantes por ano e 90% da economia vive do turismo.

A Associação de Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis fez um belo encerramento do evento com muita música e dança.

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