ACONTECE NA SERRA DO RIO

Como utilizar eletroduto aparente na decoração

Como utilizar eletroduto aparente na decoração

Colunista Fernanda Lopes

Ao realizar pequenas reformas, principalmente em imóveis mais antigos, sempre nos deparamos com a necessidade de instalar mais pontos de tomada, interruptores e também pontos de luz.

Justamente por conta desta demanda, vem crescendo o uso de eletrodutos aparentes na decoração e venho aqui passar algumas dicas para que você possa multiplicar os pontos de instalação elétrica sem precisar quebrar tudo por aí.

Essa possibilidade surgiu graças ao estilo industrial, que teve início lá na década de 50, nos Estados Unidos, quando fábricas e galpões foram transformados em moradias e dessa necessidade de adaptação acabou surgindo o estilo industrial de decoração.


Imagem do Pinterest

Mesmo tendo tido origem em um estilo de decor, o eletroduto aparente combina e pode ser utilizado também em outros tipos de decoração como no escandinavo, boho chic e retrô.

Não combina nada com estilos mais sofisticados, mas mesmo assim, há formas de misturar alguns estilos e ainda conseguir um bom resultado.


Imagem do Pinteres

Além do benefício de adicionar esses pontos elétricos, o condutor aparente ainda traz mais descontração aos ambientes. Amplamente utilizado em ambientes comerciais, os eletrodutos, quando bem colocados podem criar uma atmosfera mais relaxada.


Imagem do Pinterest

Para que a instalação seja bem executada, é necessário muita análise e planejamento. Dessa maneira, tudo vai ficar bem distribuído e funcional. Portanto, recomenda-se fortemente orientação e execução profissional para realizar esse tipo de intervenção.

Assim, você terá certeza de estar utilizando os materiais adequados para o pacote completo: estética, funcionalidade e segurança.

Uma instalação mal planejada pode resultar em diversos problemas. Desde uma aparência bagunçada, até mesmo situações de risco de curto. 


Imagem do Pinterest

O material utilizado para a instalação aparente custa mais caro do que o material para embutir. Porém, não será necessário quebrar nada, nem pagar retirada de entulhos e menos ainda refazer o acabamento das suas paredes. Ou seja: no final das contas, o custo-benefício da instalação externa compensa.


Imagem do Pinterest

Com a manutenção há vantagens e desvantagens. Na hora de realizar algum tipo de reparo na fiação, o acesso já está muito facilitado, mas com os dutos visíveis, haverá a necessidade de limpeza constante desses tubos para garantir a durabilidade do material e também manter a higiene e a estética do ambiente.


Imagem do Pinterest

Se sua casa apresenta algum tipo de ação natural que acelere deterioração, como por exemplo locais que acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia, não é indicado instalar este tipo de tubulação.


Imagem do Pinterest

Agora, munido dessas informações e inspirações, conta aí pra gente se animou de ter aquela tomadinha ao lado da cama?

Caso decida fazer e precise de ajuda no projeto, fale comigo pelo meu Instagram! @fernandalopesinteriores

Um abraço e até a próxima!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.