ACONTECE NA SERRA DO RIO

CINETEATRO DO MUSEU IMPERIAL RECEBE 1º CONCERTO DA TEMPORADA 2016 DO CONJUNTO ANIMA E CUORE

CINETEATRO DO MUSEU IMPERIAL RECEBE 1º CONCERTO  DA TEMPORADA 2016 DO CONJUNTO ANIMA E CUORE

No próximo domingo, dia 6 de março, às 16 horas, em homenagem ao Dia Nacional da Música Clássica, o Conjunto Anima e Cuore da UCP se apresentará no Cineteatro do Museu Imperial.

O concerto apresentará um repertório exclusivamente brasileiro, abrangendo obras do período colonial até peças contemporâneas, como por exemplo: obras de Villa-Lobos, Manoel Dias de Oliveira, Waldemar Henrique e peças do próprio maestro Antônio Gastão, escritas especialmente para o conjunto. Também farão parte da apresentação o Coro de Câmara da UCP e o pianista Raphael Macedo.

Os interessados poderão retirar seus convites na bilheteria do Museu Imperial, gratuitamente, até o horário de início da apresentação.

CONJUNTO ANIMA E CUORE DA UCP
Fundado em novembro de 1986, o Anima e Cuore tem em seu currículo centenas de apresentações de grande sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da Universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Destacam-se entre suas apresentações as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial de Petrópolis e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013 no Museu Imperial de Petrópolis.

CORO DE CÂMARA DA UCP – O Conjunto Anima e Cuore, desde a sua fundação, sempre contou com a participação de membros do Coral da UCP para a realização de obras vocais. Mais tarde, quando o conjunto instrumental ainda era basicamente formado por flautas, ele recebeu o acréscimo de um quarteto de cantores solistas ao conjunto. Com o surgimento da Orquestra da UCP e a subsequente participação de seus instrumentistas no conjunto surgiu a necessidade de um grupo vocal maior, capaz de dar suporte às obras que passaram a ser apresentadas pelo conjunto. Foi assim que em 2010 surgiu oficialmente o Coro de Câmara da UCP, formado por uma seleção de cantores do coral universitário, que vem participando ativamente das nossas temporadas de concerto e viabilizando o projeto de apresentação da integral das Cantatas de Igreja de J. S. Bach.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.