ACONTECE NA SERRA DO RIO

Cimento Queimado – Dicas para aplicar em sua casa

Cimento Queimado – Dicas para aplicar em sua casa

Colunista Fernanda Lopes

Um acabamento que chegou para ficar. O cimento queimado é versátil, pois se enquadra tanto em ambientes urbanos, como também em ambientes com um ar mais natural. Possui texturas e tonalidades diversas, possui custo reduzido e pode ser usado tanto em propostas mais sofisticadas ou rústicas. Você pode aplicar em paredes, piso, bancadas e até mesmo em vasinhos decorativos. 

Aplicando em sua casa

Caso não esteja querendo uma intervenção muito grande para utilizar o material, uma boa dica é inserir pequenos objetos decorativos – cuja oferta é grande e variada.

Vasinho de Cimento – Imagem Pinterest

Luminárias de mesa em cimento – Imagem do Pinterest

Para pisos em cimento queimado, você pode utilizar praticamente na sua casa inteira. Abaixo, uma inspiração bem sofisticada, provando que este acabamento não se limita ao rústico.

Imagem do Pinterest

A seguir, um ambiente mais despojado onde temos cozinha integrada com sala de jantar. É possível observar a transição do piso em cimento queimado para um revestimento de madeira, o que nos leva a deduzir, que o ambiente se conecta com uma sala de estar também.

Essa transição de materiais do piso, é também um exemplo de como aplicar o cimento queimado somente nos cômodos que desejar.

Imagem do Pinterest

A próxima inspiração mostra uma cozinha bem rústica com piso de cimento queimado e apresenta ainda, o material sendo combinado com ladrilho hidráulico, o que torna tudo mais interessante, agrega cor e reforça a rusticidade muito bem.

Imagem do Pinterest

O piso de cimento queimado também pode ser tingido em diversas cores. As tonalidades naturais em cinza são mais comuns, porém, observe na imagem a seguir como o tingimento mostarda do cimento casou perfeitamente com a cor da madeira no forro, deixando este ambiente de pé direito alto muito mais aconchegante, caloroso e harmonioso.

Imagem do Pinterest

Para aplicação em paredes, não sou muito fã da utilização em quartos, pois o efeito pode deixar o local mais frio. Caso você esteja em uma região muito quente, talvez o efeito seja desejado, mas em regiões que passam por invernos mais frios, eu não recomendo.

Você pode mesclar o material com outros acabamentos dependendo do efeito desejado. No exemplo a seguir, ele foi mesclado com tijolinhos, o que deixou esta sala de jantar com um lindo estilo industrial. A mistura de materiais foi essencial para conferir mais aconchego.

Imagem do Pinterest

Para paredes de banheiros o acabamento é ótimo, pois é de fácil manutenção, além de dar um ar bem despojado. Você pode optar por um visual com textura bem marcada, como na inspiração a seguir, mas também pode utilizar a textura mais lisa.

Imagem do Pinterest

Além do piso e das paredes, dá para montar bancadas inteiras com este material, como já visto acima. E apesar do impacto visual maravilhoso, é uma forma bem econômica de se fazer uma bancada. 

Pode ser bem trabalhoso fazer uma bancada toda em cimento queimado, mas com um bom trabalho e uma boa impermeabilização, você poderá ter uma bancada de cozinha fácil de limpar, de baixa manutenção, custo reduzido e bem durável.

Imagem do Pinterest

Em banheiros, pode ser um material de fácil impermeabilização, você pode aplicar onde quiser, inclusive nele todo. O resultado estético é muito agradável, transmite sensação de limpeza e ainda tem esse benefício de reduzir o custo.

Para banheiros, no entanto, é necessário observar que tipo de trabalho será realizado no piso, para que não se torne escorregadio ao molhar. Note que na imagem abaixo foi utilizado um pequeno deck de madeira sobre o piso do box.

Crédito na Imagem

Com relação a aplicação do efeito, há muitas maneiras de introduzi-lo em sua reforma. Você pode usar tintas que aplicam o efeito, pisos de cerâmica que reproduzem o visual, utilizar massas prontas ou realmente fazer a aplicação da mistura tradicional de cimento, areia e água para aplicação do efeito.

A escolha de como aplicar vai depender de diversos fatores como: orçamento, fase da obra, tempo que dispõe para realização do projeto e etc.

Lembre-se que você sempre pode me consultar para que eu lhe auxilie a fazer a melhor escolha. Um abraço e até a próxima!

Mais dicas de decoração no Instagram: @fernandalopesinteriores

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.