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Alunos da Escola SESI conquistam 3º lugar em torneio de robótica

Alunos da Escola SESI conquistam 3º lugar em torneio de robótica

Competição desafiou estudantes de diversas escolas do estado do Rio a cumprir missões com robôs autônomos

Alunos da Escola SESI Petrópolis conquistaram o terceiro lugar no 1º Desafio Brasileiro VEX Robotics, torneio de robótica que reuniu alunos de Ensino Fundamental de diversas escolas fluminenses, no último fim de semana (18, 19 e 20 de março), no Rio de Janeiro. Os jovens foram desafiados a trabalhar em equipe para cumprir as missões utilizando robôs autônomos com a tecnologia VEX.

Matheus Vasconcellos Mayworm, de 13 anos, e Ádonis Gabriel Machado e Arthur Luiz Masello, de 14 anos, estudantes do 9º ano, tiveram que colocar em prática a criatividade e os conhecimentos de matemática e física que aprenderam em sala de aula para levar seus robôs a final e conquistar um lugar no pódio.

“Estudamos a programação, pilotagem, centro de gravidade e potência dos robôs para poder estabelecer estratégias que nos levariam a cumprir os desafios dentro do tempo estipulado e mais rápido que os concorrentes”, conta Arthur. O grupo ainda precisou fazer ajustes e criar soluções para problemas que os equipamentos apresentavam. “Foi necessário adaptar recursos no nosso robô para melhorar o desempenho na realização das tarefas, e deixá-lo mais competitivo para vencer”, afirma Matheus.

Apesar da disputa, o encontro serviu para despertar e incentivar o interesse dos jovens por temas como ciência e tecnologia por meio do estímulo à criatividade, dando espaço e valorizando a criação, a descoberta e o pensar de forma diferente.

“É um forma lúdica de aprender, saindo do formato tradicional da sala de aula. As aulas de robótica podem ser correlacionadas em diversas disciplinas para ajudar a compreensão dos alunos e fazer com que pensem diferente e possam resolver eles mesmos as situações do dia a dia”, explica o professor de matemática do SESI, Robson Thomé.

Para os jovens de Petrópolis, o evento foi além da competição e apresentou um horizonte de oportunidades para a escolha da carreira profissional, apesar do longo caminho a ser percorrido até o ensino superior. “Sempre me interessei por games e quero seguir nesta área fazendo desenvolvimento, programação e design de jogos”, conta Ádonis. Já os colegas Matheus e Arthur pretendem seguir o mesmo caminho: a engenharia mecânica.

O resultado positivo é o reconhecimento da metodologia de ensino apresentada pela  Escola SESI. O uso de tecnologias voltadas à educação e ao aprendizado é constante,  propondo uma abordagem inovadora, motivando o aluno a investigar caminhos, levantar hipóteses e construir seu conhecimento. Ferramentas como o Lego Educacional e o SESI Matemática, que desmistifica a disciplina e propõe práticas educacionais modernas através de games educativos, deixando o aprendizado da matemática mais simples e amigável, contribuem para os ensinamentos dos professores.

O torneio de robótica fez parte da programação do Maker Academy, evento que promoveu palestras sobre tendências em tecnologias educacionais, como a educação maker, impressão 3D e prototipagem digital, FabLab (laboratório de prototipagem) e o conceito de design thinking, com o objetivo de formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

 

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