ACONTECE NA SERRA DO RIO

Ação incentiva hábito da leitura entre alunos na Escola SESI Petrópolis

Ação incentiva hábito da leitura entre alunos na Escola SESI Petrópolis

Num cenário onde cada vez mais os aparelhos tecnológicos como celulares e tablets dominam o interesse das novas gerações, o livro continua sendo uma ferramenta fundamental no processo pedagógico de incentivo a leitura das crianças. Em Petrópolis, um bom exemplo disso é o trabalho da Escola SESI, que em parceria com a Editora Melhoramentos realizou mais uma ação do Projeto Magia de Ler, que tem como objetivo aproximar os estudantes do mundo imaginário dos livros.

Segundo a escola, o projeto abrange estudantes desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental com o mesmo objetivo: abrir caminhos para que tenham uma vida de leitura. O livro traz mais dos que palavras impressas em páginas brancas, ilustrações, textura, tamanho, tudo contribui para a percepção e aprendizado das crianças. São páginas carregadas de emoção, vida e história.

SONY DSC
Os alunos adquirem o hábito da leitura desde cedo 

Entre os mais novos, a Roda de Leitura é o que mais chama atenção. Os pequenos são envolvidos dentro de sala de aula e têm a responsabilidade de levar os livros para casa e depois disseminar o que foi aprendido provocando o interesse dos colegas. “O livro mexe com o imaginário das pessoas, independente da idade. Trazem alegrias e tristezas e tratam de assuntos reais, que em algumas vezes são distantes da realidade do leitor“ explica a formadora do Projeto Magia de Ler, Fernanda Glaessel Ramalho.

“Apesar dos livros infantis serem direcionado para crianças, os temas não tratam exclusivamente deste universo. Falam de questões que servem para refletir e que desmistificam o final feliz”, completa Fernanda.

O projeto conta ainda com a distribuição de uma mala de leitura com títulos infanto-juvenis entregues a cada estudante. Com isso o projeto pode ser levado para dentro da sala de aula. “As ações do projeto vão além da roda de leitura. Com os livros em mãos, os estudantes são envolvidos em trabalhos com professores dentro de sala destacando os assuntos de cada livro. Todo o material é individual e levado para casa o que acaba incentivando a participação dos pais neste processo de incentivo a leitura”, explica a pedagoga da Escola SESI, Paula Fávero.

Pesquisas mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente, se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada com a melhoria do aprendizado, pronuncia das palavras e comunicação.

“A leitura traz outros benefícios além do conhecimento: ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita e facilita o processo de alfabetização, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático”, explica Paula. “Ler também é uma ótima forma de fixar a grafia correta das palavras e enriquecer o vocabulário”, conclui.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.