Petrópolis terá rodas de samba abertas ao público no mês de maio

Petrópolis terá rodas de samba abertas ao público no mês de maio

Repertório será de mulheres que fizeram história no samba; Apresentações vão ocorrer na Praça da Liberdade e no Coreto da Mosela. Programação faz parte do projeto “Mulheres no Samba: uma História Cantada”, criado pelos músicos Maria Swenson e João Victor Ramos

Em maio, Petrópolis receberá o projeto “Mulheres no Samba: uma História Cantada”, com rodas de samba abertas ao público. A iniciativa visa celebrar e divulgar as contribuições de Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara ao samba, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade.

As apresentações serão nos dias 4 e 18 de maio, às 15h30, na Praça da Liberdade e no Coreto da Mosela, respectivamente. O evento combinará narrativas e canções que destacam a importância dessas mulheres na história do samba. No repertório, músicas como “Andança, Tendência”, de Beth Carvalho; “Acreditar, Sonho meu”, da Dona Ivone Lara; e “O mar serenou, Canto das Três Raças”, de Clara Nunes.

O projeto foi idealizado pelos jovens Maria Swenson e João Victor Ramos. Maria tem 22 anos e uma trajetória no meio musical desde os 6 anos de idade. Ela tem experiência em piano e vem descobrindo paixões pelo mundo da percussão e dos sopros. Em 2025, além de “Mulheres no Samba”, Maria participa do projeto “Funambule: vitrine sonora e encontros musicais”.

João Victor Ramos, também de 22 anos, é um músico com um background familiar no samba e choro. Com experiência no ensino de música e performances internacionais, com turnês pela Suécia, atualmente cursa Arranjo/MPB na UNIRIO e se dedica ao ensino de cavaquinho e violão.

O grupo musical que irá apresentar o projeto é composto ainda por Yuri Garrido, na bateria, João Pedro Gomes, no violão de 7 cordas; Sabão Batukda, na percussão; e Maria Baixaria, no clarinete. 

O projeto Mulheres no Samba: Uma História Cantada é realizado pela Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Petrópolis e o Fundo Municipal de Cultura.

Serviço: 

Projeto “Mulheres no Samba: Uma História Cantada”
Data e local das apresentações:

  • 04 de maio: Praça da Liberdade, às 15h30.
  • 18 de maio: Coreto da Mosela, às 15h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acessos

  • 242.572 cliques