Everest - foto da capa do livro da Jane

Mostra fotográfica em Petrópolis vai reviver aventura no Everest

Exposição vai contar com fotos de Jane von Sydow e Waldyr Neto e marcar também a Temporada de Montanhas.

A Temporada de Montanhas 2017 começou agora em maio e vai até setembro em toda a Serra Fluminense, período em que as condições climáticas são ideais para caminhadas e escaladas. Aproveitando o período, e para marcar o quinto ano de sua expedição na trilha do Everest e o quarto ano do lançamento de seu livro “Everest – uma aventura com muitos títulos”, a bióloga e pesquisadora Jane von Sydow promove durante todo o mês junho, no Shopping Bauhaus, em Petrópolis, a mostra “De Montanhas: verdejantes e geladas – revisitando o Everest!”, com fotografias da própria Jane e de seu amigo fotógrafo e montanhista, Waldyr Neto.

“ Vamos comemorar os cinco anos da expedição, realizada em abril de 2012, e apresentar ao público imagens lindas desta aventura. Além disso, como estamos no início da Temporada de Montanhas, o querido amigo fotógrafo e montanhista Waldir Neto, com quem divido esta mostra, também enriquecerá o evento com belas imagens das montanhas verdejantes da nossa Região Serrana”, explica Jane von Sydow.

Waldyr Neto

A exposição fotográfica ficará aberta do dia 2 ao dia 30 de junho, de segunda a sábado, com entrada gratuita. No espaço, também será possível adquirir o livro “Everest: uma aventura com muitos títulos”, que já está com sua segunda edição “no forno” e lançamento previsto para a Bienal do Livro, em setembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. O Guia de Trilhas de Petrópolis de Waldyr Neto também estará disponível.

Segundo Jane von Sydow, esta segunda edição de seu livro terá distribuição para todo o Brasil, Portugal e Espanha. “Também estamos planejando lançamentos nos EUA, Canadá e países da Europa”, completou Jane.

A mostra “De Montanhas: verdejantes e geladas – revisitando o Everest!” será aberta no próximo dia 2 de junho, às 18h, no shopping Bauhaus, que fica na R. Dr. Nelson de Sá Earp, 88 , bem no Centro, Petrópolis. O evento é mais uma promoção cultural do shopping, que quer se tornar mais um espaço para cultura e lazer em Petrópolis.

Saiba mais sobre a expedição de Jane na trilha do Everest e seu livro

A bióloga Jane von Sydow, de apenas 1,61m e 53kg, se aventurou em 2012 em uma expedição que muitos leigos consideram impossível: chegar à base da maior montanha do mundo, o Everest. A experiência que poderia ter tido um final trágico – Jane escapou da morte por pouco, depois de sofrer o chamado “Mal da Montanha” – rendeu à pesquisadora e escritora muitas lições de vida, reunidas na sua obra “Everest: uma aventura com muitos títulos”.

Natural de Petrópolis (RJ), Jane apaixonou-se pelo montanhismo ainda cedo. Ao longo da vida, a bióloga participou de expedições a locais nobres para os praticantes do esporte, como Agulhas Negras, Pico das Prateleiras, Morro Açu de Petrópolis, Pedra do Baú e Pedra da Gávea.

Em setembro de 2011, ela foi convidada para uma reunião de um grupo que programava uma ida ao Everest. Interessada em tentar conquistar a montanha mais alta do mundo, a petropolitana ouviu um “não” da equipe, baseado em sua aparência supostamente frágil e pouco condicionada para encarar um dos trekkings mais difíceis do planeta.

Jane não desistiu, encarou um programa de treinamento rígido, a desconfiança dos amigos e, em abril de 2012 começou a aventura com os demais montanhistas. A expedição durou 10 dias pelas trilhas do Himlaia, além de muitas vivencias no Nepal e lhe rendeu muitas lições de vida, reunidas na sua obra “Everest: uma aventura com muitos títulos”.

No livro, a pesquisadora/escritora, através de análises pessoais, discute temas mais filosóficos tanto do trekking em si, quando da vida que vivemos no cotidiano. A autora também convida o leitor a reviver com ela momentos intensos e incríveis desde o planejamento da viagem até o instante em que precisou ser resgatada na base da montanha, e compartilha o pensamento de que “distâncias são relativas, diante a força de uma vontade ou de uma decisão.”

A escritora
 Jane Von Sydow é Bióloga palestrante e apaixonada pelas montanhas. Tem Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Santa Úrsula, possui especialização em Entomologia, Mestrado e Doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz, e Pós-Doutorado pelo Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, GA, EUA.

Mais sobre o livro e a aventura na página do Facebook
https://www.facebook.com/JanevonSydow/

SERVIÇO
De Montanhas: verdejantes e geladas – revisitando o Everest!”
Mostra fotográfica 
Abertura: dia 2 de junho, às 18h.
Horário de visitação:
Segunda: das 14h às 20h
Terça a sábado: 10h às 20h
Local: Shopping Bauhaus – Dr. Nelson de Sá Earp, 88 – Centro, Petrópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *